UFPB realiza Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza nesta segunda-feira (16), a abertura do ” III Encontro Unificado de Ensino, Pesquisa e Extensão”. A programação terá início às 9h, no auditório da Reitoria, em  João Pessoa, e segue até sexta-feira (20).

Para o primeiro dia está prevista a solenidade de abertura que contará com as presenças da Reitora Margareth de Fátima Formiga Diniz, dos Pró-Reitora de Graduação, Ariane Norma de Menezes Sá, do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Isac Almeida de Medeiros e do Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Orlando Cavalcanti Vilar Filho. Às 9h30 haverá apresentação cultural com o Quarteto de Cordas de Viola.

A conferência de abertura às 10h abordará o tema “A UFPB aos 60 anos: semeando o ensino, a pesquisa e a extensão”. O palestrante será o Vice-Reitor da Universidade Federal da Paraíba, Eduardo Ramalho Rabenhorst. A coordenação será da professora Marilene Salgueiro, Coordenadora de Escolaridade da Pró-Reitora de Graduação (PRG). Às 11h haverá lançamentos de livros.

A professora da Divisão de Currículos e Programam da Pró-Reitoria de Graduação, Glória das Neves Dutra Escarião, será a coordenadora da mesa-redonda da terça-feira (17) a partir das 8h30 com o tema “A indissociabilidade  entre Ensino, Pesquisa e a Extensão: motivação, compromisso e produção do conhecimento”, com os palestrantes Ariane Norma de Menezes Sá, Pró-Reitoria de Graduação; Isac Almeida de Medeiros, Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa e Orlando Cavalcanti Vilar Filho, Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários.

Das 10h30 às 11h tem apresentação cultural com a Banda Sinfônica José Siqueira da UFPB, com a coordenação do Professor Sandoval Morenao. À tarde, das 14h às 17h, apresentação de trabalhos do Encontro Nacional de Iniciação Científica (ENIC); Encontro Nacional de Extensão (ENEX) e Encontro Nacional de Iniciação à Docência (ENID). Das 18h às 22h, oficinas e minicursos.

Os encontros contam ainda com seminário sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/PRODOCÊNCIA), no dia 18, além de oficinas e minicursos. Na sexta-feira dia 20, a palestra de encerramento será às 18h, com o tema “A importância dos Programas Acadêmicos para a formação dos alunos da UFPB”, com a Reitora da UFPB, Margareth de Fátima Formiga Melo Diniz e com a coordenação da professora Bagnólia Araújo.

O evento será realizado em duas etapas: no período de 16 a 20 deste mês, no Campus I e IV (Mamanguape e Rioo Tinto); e de 25 a 27 de novembro, no Campus II (Areia), para os projetos desenvolvidos nos Campi II e III (Bananeiras).

Outras informações para o Encontro no Campus I, na página: HTTP://sistemas.ufpb.br/eventos/public/evento/encontro2015jpessoa.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo