UFPB realiza Especialização em parceria com Cabo Verde

UFPB define regras e calendário para inscrição em Especialização em Educação de Jovens e Adultos em parceria com governo e Universidade de Cabo Verde

A Universidade Federal da Paraíba definiu as normas e o calendário para seleção para o Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos, da Universidade Federal da Paraíba, em parceria com os Ministérios da Educação do Brasil e Cabo Verde e com a Universidade de Cabo Verde.

Trata-se de um curso de pós-graduação lato sensu voltado para formação continuada de professores, gestores e outros profissionais da educação de pessoas jovens e adultas e que se encontram em serviço no Brasil ou em Cabo Verde.

O curso será desenvolvido na perspectiva da equidade e do sentido integrador da educação e do desenvolvimento centrado no ser humano para as necessárias intervenções e transformações de sua realidade. Pretende contribuir para consolidar estudos e pesquisas já em curso no âmbito de EJA, possibilitando a formação de novos investigadores e estimulando atividades em rede e fortalecendo intercâmbios que permitam consolidar um Espaço Sul-Sul de Educação no âmbito da EJA e sua incorporação à prática especialmente na América Latina e nos países Africanos.

Este curso dá prosseguimento a um esforço de atuação da UFPB no sentido de

pensar a oferta da formação continuada de profissionais e professores para atuar na EJA, que tem se dado, em especial, pela participação de docentes da instituição no Fórum EJA da Paraíba e na Cátedra de Educação de Jovens e Adultos da UNESCO.

O curso será ministrado pelo Departamento de Mídias Integradas na Educação, do Centro de Educação, com a participação de docentes de outros departamentos, ofertando, gratuitamente, até 50 vagas aos educadores no Brasil e até 50 vagas em Cabo Verde.

As inscrições serão recebidas nas seguintes datas e locais:

No BRASIL: as inscrições serão realizadas no período de 23 a 29 de fevereiro de 2012, das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, na Secretaria do Curso, localizada na sala da Cátedra UNESCO de Educação de Jovens e Adultos, localizada no térreo do Programa de Pós-Graduação em Educação  (PPGE), no Centro de Educação, UFPB.

Em CABO VERDE: as inscrições serão realizadas no período de 15 a 29 de fevereiro de 2012, das 8h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, na Directoria Geral de Educação e Formação de Adultos de Cabo Verde, localizada na Rua Paulo Freire, No. 1, ASA, Praia, Cabo Verde.

Processo de Seleção

A seleção envolverá três fases, compreendendo análise do memorial de experiência profissional, análise do plano de estudo da monografia e análise de currículo.

Sob a coordenação dos Professores Emília Prestes (DHP/CE) e Eládio Brennand (DEMIE/CE), o curso, aprovado pela Resolução CONSEPE n.º 94/2011, recebe candidatos de diferentes áreas do conhecimento, portadores de diploma de nível superior em qualquer área de conhecimento, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação do Brasil ou do Ministério de Educação e Desporto de Cabo Verde.

Maiores informações, no Brasil pelo telefone (+05583) 3216-7703), ou pelo e-mail secretariasulsulafrica@gmail.com.  Em Cabo Verde, pelo telefone (+0238) 2621154, pelo fax (+0238) 3261176, ou pelo do e-mail: secretariacursoeja@gmail.com

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria