A Universidade Federal da Paraíba realiza a 1ª edição do UFPBreaking , evento cultural que vai reunir profissionais e admiradores de dança de rua.
O evento, coordenado pela professora Michelle Gabrielli (Mika Gabrielli), do Curso de Dança da UFPB, acontece hoje (06) e amanhã no Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA) e no Centro de Vivências da universidade.
O breaking é caracterizado por giros e movimentos rápidos feitos pelo corpo com as mãos no chão e, de acordo com a professora Mika Gabrielli, “o UFPBreaking é uma forma de trazer a dança de rua, desse movimento de hip-hop da periferia, para dentro da universidade com o objetivo de promover o intercâmbio entre as danças realizadas na UFPB e as danças que acontecem nos espaços urbanos”.
Além das mostras de danças urbanas, na programação ainda estão previstas atividades como palestra, oficinas, mesa-redonda e o campeonato de breaking. A palestra de abertura conta com a participação de Vanilton Lakka, professor da Universidade Federal da Bahia, ele que é referência no estudo de danças de ruas, hip hop e suas conexões com a dança contemporânea.
Para a competição de breaking estão inscritos participantes de várias partes do Brasil. Serão batalhas de dois contra dois competidores.
Mais informações estão disponíveis na página do UFPBreaking no Facebook.
Abaixo segue a programação completa da 1ª edição do UFPBreaking:
06 de maio (Sexta-feira)
Oficinas
10h às 12h – PEKENA (PB) = Breaking For All
14h às 15h – HANCOCK (PE) = Estratégias para batalha
15h30 às 17h30 – GERSON (SP) = Dança e sua identidade
Abertura Oficial do evento
18h – Palestra com o professor Vanilton Lakka (UFBA)
07 de maio (Sábado)
Oficinas
9h às 12h – LAKKA = Dança contemporânea/ Danças Urbanas
13h30 – Mesa Redonda = Cena do Breaking em João Pessoa
14h30 – Batalhas UFPBREAKING 2 vs. 2 (Centro de Vivências da UFPB, em frente ao R.U.)