No período de 10 e 13 de agosto terá início a Formação Continuada do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com a realização do Seminário Inicial para os 426 Orientadores de Estudo, provenientes de todos os 223 municípios paraibanos. A abertura do evento será no auditório da reitoria da UFPB, às 9h.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do distrito federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Em atividade desde 2013 no Brasil e na Paraíba, a Formação do PNAIC, sob a responsabilidade da UFPB, já traz resultados positivos para o ensino local. De acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), cerca de 20 municípios do estado encontram-se hoje acima da média nacional (3.8), entre eles Boa Vista, com média 6.6, e Várzea com 6.5. O índice sintetiza dois conceitos importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática.
A amplitude do Pacto envolve ações da União, dos Estados e dos Municípios, constituindo realidade o regime de colaboração previsto na Constituição Federal e na LDB. Na Paraíba, essa colaboração extrapolou a esfera pública e conta hoje com a participação efetiva da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), que sediará o evento.