UFPB realiza II Simpósio de Atuária

A Universidade Federal da Paraíba e o Centro Acadêmico de Atuária realizam nos dias 3 a 5 de Abril o segundo simpósio de Atuária, que debaterá diversos assuntos com o tema Atuária: Um mundo de Oportunidades.

A segunda edição do evento que tem por intuito a divulgação e esclarecimento de dúvidas do curso de Atuária acontece nos dias 3 e 4 de abril no auditório da Reitoria e no dia 5 de abril no auditório do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB (CCJ) e contará com a participação especial do Presidente do Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), Flávio Castro.

O evento está sendo coordenado pela professora Edmery Tavares, Departamento de Finanças e Contabilidade (DFC), e organizado por professores e alunos do curso de Ciências Atuariais.

As inscrições são feitas através do site http://simposiodeatuaria.wix.com/ufpb. Para outras informações sobre o evento, a professora Edmery se encontra à disposição pelo telefone (83) 9606-5059.

O que é Atuária?

A Ciência Atuarial caracteriza-se como a área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiras e econômicas, principalmente na administração de seguros e pensões. Suas metodologias mais tradicionais são baseadas em teorias econômicas, envolvendo  análises com uma forte manipulação de dados, num contexto empresarial. Portanto, atuária é uma área do conhecimento multidisciplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuariais mais elementares. De maneira mais resumida, pode-se dizer que, a ciência atuarial é a ciência que estuda, analisa, dimensiona e quantifica os riscos.

ASCOM – Reitoria (Jéssica Azevedo)