UFPB recebe índios Potiguaras e Tabajaras durante lançamento de livro

ImprimirImprimir

Durante o lançamento do livro Paraíba Potiguara de autoria do professor Lusival Barcelos e fotos de Juan Soler Cózar, o hall da Reitoria da UFPB foi tomado pela Tribo de Índios da Baia da Traição que vieram prestigiar o lançamento.

 

 

O Vice-Reitor Eduardo Rabenhorst abriu o evento agradecendo a presença de todos, em especial aos caciques Sandro Gomes Barbosa, Alcides da Silva Alves, Aníbal Cordeiro, José Azevedo Silva e aos pajés Francisco José dos Santos e Maria de Fátima.

 

Em seguida o cacique Sandro Gomes falou da importância da Universidade Federal da Paraíba abrir suas portas para o povo indígena, principalmente o povo Potiguara. Logo após o lançamento oficial do Paraíba Potiguara, o cacique chamou todos para o hall da Reitoria para a apresentação da dança do Toré. A dança é considera, também, um símbolo de resistência e união entre os índios do Nordeste.

 

O Toré, dança que foi incorporada pelos índios do Nordeste brasileiro, é uma manifestação cultural tradicional que une brincadeira, danças circulares, tudo ao som de zabumba, maracás, apitos. A dança pode apresentar algumas variações de acordo com cada região. Pisadas fortes também marcam o ritmo do Toré.

 

Para o Vice-Reitor da UFPB, Eduardo Rabenhorst, essa foi “uma oportunidade muito importante para a Instituição, em receber a comunidade indígena, pois ela é uma parceira histórica em muitos projetos da UFPB. Foi uma honra para nós, tê-los aqui”, afirmou.

 

Estiveram presentes também, no evento, representantes de tribos Tabajaras da Paraíba.
 

Fonte: 
Ascom Reitoria - Bob Vagner