UFPB recebe documentos para a Revalidação de Diploma de Medicina

Médicos estrangeiros ou brasileiros que concluíram Medicina em universidades de outros países e que escolheram a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para fazer a Revalidação de Diploma de Medicina (Revalida) têm de fazer a entrega de processos de diploma até o dia 29 de abril. É o que determina a Resolução nº 46 do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da instituição.

De acordo com o comunicado da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), os interessados deverão formalizar sua solicitação apresentando a documentação no Protocolo Geral da UFPB no prédio da Reitoria no Campus de João Pessoa, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda à sexta-feira.  A PRG estabelece um prazo de até 45 dias para o Registro do Diploma Revalidado.

Antes de efetuar a solicitação, o candidato deverá apresentar a seguinte documentação: requerimento dirigido à Pró-Reitoria de Graduação (PRG), solicitando a revalidação do diploma; cópia do Diploma do Curso Superior ou certificado; históricos escolares do candidato referentes aos cursos de 2º e 3º graus; declaração do Consulado, no Brasil, do país de origem do título, certificando que a escola é reconhecida pelos órgãos governamentais daquele país.

O comunicado da PRG ainda exige: comprovante de residência com data de pelo menos dois meses anterior à data do requerimento; certificado de proficiência em língua Portuguesa para estrangeiros (Celpe-Brasil); cópia da identidade; CPF; Título de Eleitor; Reservista para os homens e Certidão de Casamento ou Nascimento, todos autenticados em cartório.

Revalida

O Revalida é implementado pelo Inep e conta com a colaboração da Subcomissão de Revalidação de Diplomas Médicos, também instituída pela Portaria de nº 278. Universidades públicas participam da elaboração da metodologia de avaliação, da supervisão e do acompanhamento da aplicação.

O exame foi criado em 2011 com o objetivo de unificar o processo de revalidação em consonância com as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina. Antes do Revalida, cada instituição de ensino superior estabelecia os processos de análise seguindo a legislação.

Enquanto o médico não for aprovado e não obtiver a revalidação do diploma pelas instituições do ensino público, ele fica impedido de atuar no país.

Outras informações sobre o comunicado na Pró-Reitoria de Graduação (PRG) no endereço eletrônico http://www.prg.ufpb.br/sites/default/files/COMUNICADO_0.pdf; ou pelo telefone da Subcoordenação de Registros de Diplomas: (83) 3216- 7139.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo