UFPB recebe ex-ministra Nilma Lino Gomes para palestra

A reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Margareth Diniz, convida a comunidade universitária para a palestra de Nilma Lino Gomes.

Com extensas credenciais na militância contra o racismo, Nilma Lino Gomes registra, no currículo, ter sido a titular do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos em 2015-2016 e também a primeira mulher negra a assumir uma reitoria. Ficou à frente da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em caráter pro tempore, em 2013-2014.

É formada em Pedagogia, mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Coimbra. É docente vinculada à UFMG e pesquisadora das áreas de Educação e Diversidade Étnico-racial, com ênfase na atuação do movimento negro brasileiro.

Universidade, Diversidade e Cidadania são os temas a serem abordados na palestra a ser proferida na segunda-feira, 13 de fevereiro, às 9h00, no Auditório da Reitoria, campus I.

Veja os registros fotográficos do evento também na página UFPB Comunica.

Abertura do evento com apresentação musical do cantor, radialista, professor e ativista cultural Cleyton Ferrer.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas em pé e área interna

Visão do auditório.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e área interna

Da esq. para a dir., Maísa Félix Araújo (coord. delegacias especializadas de atendimento à mulher), Gisele Cortes (docente DCI/UFPB), Nilma Lino, Bernardina Freire (reitora UFPB em exercício), Rita de Cássia Andrade (juíza coord. estadual da mulher em situação de risco), Mãe Renilda (coord. do movimento Mulheres da Terra) e Eduardo Guimarães (dir. Cultura ADUFPB).

A imagem pode conter: 7 pessoas

Maísa Félix Ribeiro de Araújo.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e tabela

Gisele Rocha Cortes e Nilma Lino Gomes.

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sentadas e área interna

Nilma Lino e Bernardina Freire.

A imagem pode conter: 2 pessoas

Rita de Cássia Martins Andrade.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado e área interna

Mãe Renilda.

A imagem pode conter: 5 pessoas, chapéu e close-up

Eduardo Guimarães.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, barba e área interna

Nilma Lino Gomes.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sentado, listras e área interna

Nilma Lino Gomes.

A imagem pode conter: 1 pessoa, tocando um instrumento musical

Professor José Antonio Novais, presidente da Comissão de Direitos Humanos da UFPB, em conversa com Nilma Lino Gomes.

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas

Encerramento com apresentação do Departamento de Música da UFPB, com alunos dos professores Sandoval e Alexandre.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas tocando instrumentos musicais

Fotos: Rita Ferreira.