UFPB recebe inscrições para Mobilidade Estudantil da Andifes

O período de inscrição é válido tanto para os estudantes que querem vir para a UFPB quanto para aqueles que queiram estudar em outras Ifes; vai até o dia 23

Estudantes da Universidade Federal da Paraíba regularmente matriculados ou de outras Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) já podem se inscrever no Programa de Mobilidade Estudantil da Associação Nacional dos Dirigentes da Instituições Federais de Ensino (Andifes) até o dia 23 deste mês.

A Mobilidade Estudantil é um processo em que o estudante de graduação das instituições federais conveniadas pode vir a cursar disciplinas em outra instituição de ensino superior por dois semestres letivos. Em caráter excepcional, a critério das instituições envolvidas poderá haver renovação, sucessiva ou intercalada, por mais um semestre.

É importante esclarecer que no período em que o estudante permanecer na instituição receptora, ele estabelece um vínculo temporário e, no fim do processo de mobilidade, retornará a sua Ifes de origem para dar prosseguimento ao seu curso, como esclarece o Coordenador do Programa de Mobilidade Estudantil, professor João Wandemberg Gonçalves Maciel. “Nestes termos, mobilidade acadêmica não é a mesma coisa que transferência, pois neste último, o aluno se torna, em caráter permanente, estudante da instituição”, finaliza o professor.

Poderão participar do programa os alunos que apresentarem os seguintes requisitos: estar matriculado regularmente em um curso de graduação; possuir Coeficiente de Rendimento Escolar (CRE) igual ou superior a sete; ter integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano ou 1º e 2º semestres letivos do curso e possuir no máximo, uma reprovação por período letivo (ano ou semestre) no curso.

Para se inscrever, o aluno deve apresentar o requerimento devidamente preenchido e assinado, Plano de Trabalho com disciplinas a serem cursadas na Instituição Federal de Ensino Superior (Ifes) anfitriã e suas equivalências na universidade de origem, apresentar cópia de RG e CPF, horário individual, Histórico Escolar atualizado pela Coordenação do Curso e ementário das disciplinas a serem cursadas na IFES anfitriã.

O período de inscrição é válido tanto para os estudantes que querem vir para a UFPB quanto para aqueles que queiram estudar em outras Ifes. A chamada lembra que, para aos candidatos que escolherem a UFPB como instituição de destino, a documentação exigida deverá ser postada pela instituição de origem até 23 de maio.

Outras informações e inscrições os alunos devem procurar a Coordenação de Mobilidade da Coordenação de Escolaridade (CODESC) no prédio da reitoria no Campus de João Pessoa; ou pelo telefone (83) 3216-7136.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo