UFPB recebe inscrições para Programas de Bolsas de Iniciação Científica

Candidatos aos Programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) e o Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já podem fazer suas inscrições. Devem ser realizadas na página http://www.prpg.ufpb.br/sigprpg até o dia 23 deste mês.

Os programas visam despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais para a pesquisa entre os estudantes de graduação, em todas as áreas do conhecimento, mediante participação em projetos de pesquisa orientados por pesquisadores produtivos e qualificados.

Ainda de acordo com as disposições, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas objetiva ampliar a oportunidade de formação técnico-científica pela concessão de bolsas de Iniciação Científica para estudantes regularmente matriculados no ensino superior.

Por outro lado, no programa PIVIC os alunos participam como voluntários e, portanto, não há pagamento de bolsa, mas os seus direitos e deveres são iguais aos dos alunos bolsistas, incluindo o financiamento para participação em eventos científicos nacionais, a depender da disponibilidade orçamentária e financeira da UFPB.

Estarão aptos a solicitar bolsas do PIBIC e PIBIC-AF e os voluntários do PIVIC os alunos regularmente matriculados em cursos de graduação, que tenham coeficiente de rendimento maior ou igual a 7,0 durante a vigência anual do Programa. O aluno que tiver reprovação durante a vigência 2016/2017 perderá o direito de ser indicado.

De acordo com as normas, para ser habilitado a orientar o PIBIC ou PIBIC-AF, o orientador deve ser portador do título de doutor, ser docente ou técnico-administrativo do quadro permanente da UFPB, aposentado com vínculo comprovado com a UFPB como professor voluntário ou visitante da UFPB.

As normas para o Processo Seletivo 2016/2017 dos Programas Acadêmicos e Iniciação Científica da UFPB podem ser conhecidas na página da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) no endereço eletrônico http://www.prpg.ufpb.br/?q=node/737; ou pelo telefone (83) 3216-7216.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo