UFPB recebe o conjunto UFRN Cellos e Glorinha Gadelha

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe nesta quarta-feira (31), às 16h30 o conjunto de violoncelos “UFRN” Cellos para um concerto especial que contará com a participação da cantora paraibana Glorinha Gadelha. Na ocasião, ela cantará Feira de Mangaio com o grupo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que tem a direção artística dos professores Fábio Presgrave e Frederico Nable. O concerto é aberto a toda a comunidade e ocorre no auditório Professor Milton Paiva, localizado na Reitoria da UFPB, no Campus I.

A visita do grupo a João Pessoa é fruto de uma parceria com a área de violoncelo da UFPB – que aqui é coordenada pelo professor Felipe Avellar de Aquino – cujo objetivo tem sido fortalecer o ensino do violoncelo no Nordeste do país. A parceria tem resultado em pesquisas conjuntas, realização de eventos artísticos e acadêmicos, como também publicações conjuntas.

Fundado em 2008, o conjunto “UFRN Cellos” reúne alunos dos cursos Técnico, Bacharelado e Mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, provenientes de vários estados do Brasil e do exterior. O grupo já se apresentou em importantes festivais do Brasil como o "Rio Cello Encounter", Mostra Internacional de Música de Olinda, Festival Virtuose e Festival Música nas Montanhas em Minas Gerais. Alguns dos artistas convidados que trabalharam como solistas e regentes do Ensemble são: Ole Akahoshi (Yale University), Matias de Oliveira Pinto (Universitaet der Kuenste- Berlim), Kim Bak Dinitzen (Chamber Orchestra of Europe) e Jacques Morelembaum. Desde 2009 é grupo permanente do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN.

Para a turnê patrocinada pelo Plano Nacional de Cultura o grupo preparou o "Divertimento”, obra original para ensemble de violoncelos do compositor potiguar Mario Tavares; arranjos de Astor Piazzolla realizados pelo violoncelista José Bragato, que residiu em Natal nos anos 80; duas versões do violoncelista Piero Bastianelli dos compositores Ernst Widmer e Lindembergue Cardoso além de "Ave Maria" de Bruckner transcrita pelo professor Fabio Presgrave e "Feira de Mangaio de Sivuca transcrita por Ocelo Mendonça".

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria