UFPB recebe primeira patente internacional registrada

"Tratamento eletro-cinético do esmalte dentário" foi desenvolvido por Marcus Setally Azevedo doutorando do curso de Odontologia da UFPB/UFBA

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) já tem a sua primeira patente internacional registrada. O registro foi feito em junho deste ano e refere-se ao o projeto intitulado "Tratamento eletro-cinético do esmalte dentário", e desenvolvido por Marcus Setally Azevedo doutorando do curso de doutorado integrado em Odontologia da UFPB e Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Segundo o professor, Dr. Frederico Barbosa de Sousa, do Laboratório de Microscopia e Imagem Biológica Histologia Humana, do Departamento de Morfologia da UFPB, o projeto visa o controle do transporte rápido e controlado de materiais através do esmalte dental, com aplicações na prevenção/tratamento de cárie dental e em estética em Odontologia.

Aluno

O professor Frederico Barbosa também informou que, no início de setembro de 2012, iniciaram as atividades do aluno Marcus Setally Azevedo, no Massachuttes Institute of Technology (MIT).

Recebendo bolsa de doutorado sanduíche do edital Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq-MIT) 18/2011, obtida na quota pessoal do seu orientador, professor  Dr. Frederico Barbosa de Sousa (Histologia Humana, departamento de Morfologia, do Centro de Ciências Sociais - CCS, da UFPB), Marcus passará quatro meses no departamento de engenharia Elétrica e Ciências da Computação do MIT, sob coorientação do prof. Dr Jongyoon Han (MIT).

No quadro de origens dos estudantes do MIT localizado no International Students Office, Marcus foi o primeiro aluno das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil a marcar, com um pino (como de praxe na instituição), origem do Brasil.

Marcus desenvolve atividades do projeto "Tratamento eletro-cinético do esmalte dentário", único projeto na área de Odontologia no Brasil e único projeto da Paraíba contemplado no edital Cnpq-MIT 18/2011, relacionado à parceria científica entre Dr. Frederico Sousa e Dr. Jongyoon Han, que  gerou a primeira patente internacional na UFPB (de acordo com registros do Núcleo de Inovação Tecnológica da PRPG/UFPB).

Este projeto visa o controle do transporte rápido e controlado de materiais através do esmalte dental, com aplicações na prevenção/tratamento de cárie dental e em estética em Odontologia.

O Massachusetts Institute of Technology foi considerada a universidade número1 do mundo no ranking 2012 da Quacquarelli Symonds, organização britânica que avalia o desempenho de 700 instituições de ensino superior no mundo.

Contato pelo telefone (83) 3216-7254, ramal 8814.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias