A Reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), professora Margareth Diniz, recebeu na última sexta-feira (4), em seu gabinete, o Cônsul de Diplomacia Pública dos Estados Unidos no Recife, Matt Keener. Na ocasião, ambos assinaram termo que amplia as ações desenvolvidas pela UFPB e o Consulado no ano de 2015 no Programa Inglês sem Fronteiras (IsF) da instituição.
O termo tem por finalidade ampliar as ações desenvolvidas em 2015 para aprimoramento da capacidade de ensino do idioma inglês de professores-bolsistas e alunos engajados no Núcleo de Línguas (NucLI) do programa Idioma/Inglês sem Fronteiras (IsF) da UFPB, com foco na metodologia de ensino da língua inglesa, buscando o desenvolvimento de professores e alunos da UFPB, assim como o desenvolvimento profissional de professores de língua inglesa da rede pública a partir de programas específicos da instituição.
O consulado viabilizará a vinda e permanência de Especialista na Língua Inglesa para executar o projeto de formação de professores durante o ano letivo de 2016. A UFPB deve contribuir com os aportes institucionais e operacionais para viabilizar o Programa.
De acordo com Mariana Pérez, Coordenadora Institucional do Inglês sem Fronteiras na UFPB, o programa tem sido ampliado para outros municípios, atendendo dessa forma, a rede de ensino regular.
Para o coordenador da Assessoria para Assuntos Internacionais (AAI), José Antônio Rodrigues, a parceria com o consulado americano tem tornado o programa exemplo a nível nacional para o idioma sem Fronteiras.
A professora Margareth parabenizou o trabalho que a AAI e a coordenação do IsF da UFPB vem realizando, principalmente no processo de internacionalização da instituição, e agradeceu o apoio do consulado americano pela continuidade do projeto desenvolvido no ano anterior.