UFPB ressocializa presidiários em João Pessoa

O programa do Governo do Estado objetiva promover ações de educação, trabalho, cultura e saúde voltadas a detentos do sistema prisional paraibano

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) vai participar do Programa de Ressocialização Cidadania e Liberdade, do Governo do Estado, que objetiva a promoção de ações de educação, trabalho, cultura e saúde voltadas a detentos do sistema prisional paraibano. O primeiro passo foi dado nesta quarta-feira (15), com uma reunião no Campus de João Pessoa com representantes da instituição e do Governo da Paraíba.

A Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Lúcia Guerra, informou que o objetivo da reunião foi tratar dos encaminhamentos para a assinatura de um termo de cooperação da UFPB com a Secretaria de Administração Penitenciária, no sentido de implantar um programa de extensão, integrado com o ensino e a pesquisa, nas áreas de saúde, educação, direitos humanos, cultura, trabalho e família.

De acordo com Lúcia Guerra, a primeira ação envolve a contribuição da UFPB na superação de problemas ambientais no presídio feminino. “As ações serão iniciadas no presídio feminino, mas em seguida ampliando para o complexo prisional em Mangabeira como um todo tanto o de segurança média e o Complexo Sílvio Porto”.

Demonstrando que a reunião foi importante e já começou a alcançar os objetivos, o encontro entre representantes da UFPB e da Secretaria de Administração Penitenciária resultará em acordos a serem oferecidos pela Universidade nos presídios: feminino e no Complexo Prisional de Mangabeira, tanto nas áreas de saúde, cultura, trabalho, como na assistência jurídica e de direitos humanos aos apenados.

Participaram da reunião no prédio da reitoria, a Vice-Reitora, Yara Matos; a Assistente Social Ivanilda Gentle, da Gerência de Ressocialização da Secretaria de Administração Penitenciária; Carmelita Simone, Agente Penitenciária; Nazaré Zenaide, coordenadora do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos; e Lúcia Guerra, Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários. Além de professores da UFPB das áreas de Geociências, Saúde e Engenharia.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo