A Sociedade Brasileira de Educação Comparada, a Sociedade Ibero-americana de Educação Comparada e o Centro de Educação da UFPB realizam, a partir desta quarta-feira (23) até sábado (27), no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (CE/UFPB), o 2º Congresso Ibero-americano de Educação Comparada - CIEC e o 7º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada – EISBEC.
Este é um evento abordará o aspecto da internacionalização no estudo acerca da Educação Comparada na Ibero-América. Viabilizará grande troca de conhecimentos e experiências, uma vez que reunirá pesquisadores e especialistas em Educação Comparada de diversas partes do mundo. Algumas das temáticas do evento serão tratadas em Grupos de Trabalho:a Formação de Professores nas Realidades da Ibero-América; a Avaliação da Educação no Contexto Ibero-americano; Políticas Globais e Agenda Mundial para a Educação; e também a questão Igualdade de Gênero, Educação e Diversidade.
A programação do evento é bastante diversificada e irá promover debates sobre temas pertinentes à Educação Comparada. Haverá as mesas-redondas: Educação Integral e as Condições de Permanência na Escola: um debate em perspectiva comparada sobre infraestrutura e programas de alimentação escolar; e As Políticas Educativas no Exterior. O Caso da China: impacto da cultura Ásia-Pacífico.
O 2º Congresso Ibero-americano de Educação Comparada - CIEC e o 7º Encontro Internacional da Sociedade Brasileira de Educação Comparada – EISBEC também receberão conferencistas estrangeiros. O reitor honorário da Universidade de Lisboa, Dr. António Novoa, falará sobre Política e Conhecimento: ilusões e desilusões da Educação Comparada. A presidente do Conselho Mundial de Sociedades de Educação Comparada, N'Dri Thérèse Assié-Lumumba, tratará em sua conferência a respeito do tema Ubuntu, Empatia, e o Potencial Transformativo da Educação Comparada em Contextos Transnacionais. Já Carlos Alberto Torres, professor de Ciências Sociais e Educação Comparada da Universidade da Califórnia em Los Angeles, abordará a questão da Educação para a Cidadania Global e os Dilemas da Educação Comparada.
Outras informações estão disponíveis no site educacaocomparada.com.br.