UFPB sedia até sábado Encontro Nacional de Geógrafos

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sedia até sábado (7) o “XIX Encontro Nacional de Geógrafos (ENG)”, organizado pela Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB). O evento, que ocorre a cada dois anos, tem como tema “Pensar e Fazer a Geografia Brasileira no Século XXI: escalas, conflitos socioespaciais e crise estrutural na nova geopolítica mundial”.

Durante os sete dias do evento em João Pessoa ocorrem as seguintes atividades: Mesa- Redonda; Grupos de Trabalho (GTs); Fórum GTs; Plenárias Políticas; Espaços de Diálogos e Práticas (EDPs); Espaço AGB; Trabalhos de Campo; Pós Campo; Espaço de Socialização de Coletivos (ESCs); Debate de Chapas; Diálogo de Encerramento; e Plenária Final.

O debate será desenvolvido a partir dos seguintes eixos temáticos: a Crise Estrutural; a Geopolítica da Água e da Terra; e as Apropriações da Natureza; os Conflitos no Campo Frente ao Avanço do Agronegócio; a Violência do Estado por meio da Militarização, da Criminalização das Lutas Sociais e da Ampliação das Desigualdades Sociais; a Belicosidade dos Estados e a Crise Humanitária no Mundo; o Avanço do Conservadorismo; o Golpe Institucional e a Dissolução dos Direitos Sociais no Brasil e na América Latina.

Os conflitos socioespaciais em curso no século XXI impõem à ciência geográfica brasileira refletir o pensar e fazer geografia, assumindo o compromisso de analisar a realidade em movimento e atuar frente aos desafios que emergem da Nova Geopolítica Mundial.

O ENG ocorre a cada dois anos, tradicionalmente tem se constituído num espaço de reflexão geográfica, política, social e cultural sobre os grandes temas nacionais. E a AGB entidade representativa dos geógrafos brasileiros, promove essas discussões socializando-as com a comunidade acadêmica.

O XIX ENG é uma realização da Associação dos Geógrafos Brasileiros e em João Pessoa tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPB (PPGG) e Coordenação de Departamento de Geografia da Universidade Federal da Paraíba.

Mais informações e programação do ENG no endereço eletrônico:  http://www.eng2018.agb.org.br/programacao.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo