UFPB sedia Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste

O Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), junto a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizarão de 19 a 22 deste mês, o “XXIV Encontro de Pesquisa Educacional do Nordeste (EPEN)”. O evento ocorrerá no Campus I em João Pessoa, e faz parte da Reunião Científica Regional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Na vigésima quarta edição, o EPEN Nordeste apresenta a temática “Educação e democracia em risco: o papel da Pós-Graduação em tempo de crise”. Por sua abrangência e preocupação com a socialização dos avanços científicos da pesquisa educacional, o EPEN apresenta-se como fórum privilegiado de análise, discussão e síntese dos conhecimentos produzidos na área e, portanto, como espaço de aprendizado e de abertura para os pesquisadores, estudantes e professores dos programas de Pós-Graduação em Educação, instituições de pesquisa e professores da educação básica vinculados a grupos de pesquisa.

Na programação, haverá a conferência de abertura, mesas temáticas e os trabalhos encomendados, sessões especiais, rodas de conversa, comunicações orais, lançamento de livros, programação cultural. Estão previstos 25 Grupos de Trabalhos (GTs) que congregam pesquisadores de áreas de conhecimentos especializadas, além de aprofundar o debate sobre interfaces da Educação.

A Conferência de Abertura do encontro será do professor do Centro de Educação da UFPB Timothy Denis Ireland, no dia 19 deste mê, às 18h, no Teatro Pedra do Reino do Centro de Convenções no Polo Turístico Cabo Branco na Rodovia PB 008- Km 5. A palestra será sobre o tema central do encontro: “Educação e democracia em risco: o papel da Pós-Graduação em tempo de crise”. As demais atividades ocorrerão no Campus I da UFPB.

No último dia do evento, às 16h, no auditório do Centro de Educação, ocorrerá a conferência de encerramento com a professora Eliete Santiago, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ela vai abordar o tema central do evento “Paulo Freire: o testemunho de respeito à Humanidade”.

A organização do encontro é da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), Fórum Nacional de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED) do Nordeste, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFPB, Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Federal de Campina Grande, em parceria com a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

A programação completa do encontro está disponível no endereço eletrônico http://www.epen2018.anped.org.br/programacao. Para outras informações no Setor Humanístico Bloco III do Centro de Educação (CE) da UFPB ou pelo telefone (83) 3216-7444 e no e-mail: contato@epen2018.anped.org.br.

Sobre o EPEN

O EPEN, desde os anos de 1970, tem congregado um número cada vez maior de pesquisadores com os objetivos de socializar os avanços da produção científica educacional teórica e prática; propiciar o enriquecimento do processo de formação pós-graduada; promover oportunidades de intercâmbio e fortalecimento das redes de pesquisa científica nacionais e, por essas vias, fortalecer os programas de Pós-Graduação em Educação, notadamente, aqueles que se situam no Nordeste.

Até 2014, este encontro congregava as regiões Norte e Nordeste e era identificado pela sigla EPENN. Durante sua edição na cidade de Natal no Rio grande do Norte (XXII EPENN) foi aprovado o desmembramento do evento, de modo que cada região, a partir de 2016, passou a realizar seus encontros individualmente.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo