UFPB sedia Encontro Internacional de Trompetistas

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Associação Brasileira de Trompetistas (ABT) e a Gerência de Bandas da Secretaria de Educação do Estado da Paraíba promovem o X Encontro Internacional de Trompetistas, no período de 19 a 22 de abril, na Sala Radegundis Feitosa, no campus de João Pessoa.

A temática dessa edição será “O estado da arte da performance e do ensino dos instrumentos de metais no Brasil”, com o objetivo de apresentar, ao público, um panorama mais amplo e profundo da arte de tocar trompete, promover o aprimoramento musical-profissional e também revelar as diversas nuances desse instrumento tão cotidiano da cultura paraibana.

O evento, que faz parte da III Semana de Trompete da UFPB e da III Capacitação de Professores de Banda da Rede de Ensino do Estado da Paraíba, homenageará o professor Charles Schlueter pelos 30 anos de sua primeira visita no Brasil.

As atividades envolverão artistas de renome nacional e internacional na realização de concertos, recitais de música instrumental e na realização de masterclasses. O público-alvo é composto por trompetistas, músicos de metais, regentes e educadores musicais.

Alguns dos nomes confirmados são Charles Schlueter (EUA),  Russell DeVuyst (Canadá), Erik Berlin (EUA), Matthew Sonneborn (EUA) e Mireia Farres (Espanha). Participarão músicos e grupos brasileiros, como Sexteto Brassil (PB), Big Band Jerimun Jazz (RN), Antônio de Pádua (PB), Paulo Ronqui (SP) e Nailson Simões (RJ), entre outros.

Programação

O concerto de abertura será realizado às 20h30 do dia 19, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, do Espaço Cultural José Lins do Rego, no bairro de Tambauzinho, na capital paraibana. Será protagonizado pela Orquestra de Metais e Percussão da Secretaria de Estado da Educação - PB, que apresentará obras de D’Addona, Mozart, Sparke, Curnow, Gershwin e J. U da Silva “Duda”.

Concertos e recitais ocorrerão na Sala Radegundis Feitosa (UFPB) ao longo desse primeiro dia e dos demais. Outras atividades estão previstas para salas próximas. O Tributo a Charles Schlueter será realizado às 9h do dia 20, no Cine Aruanda, também no campus I da UFPB.

A programação pode ser conhecida em detalhes no site do encontro. Ainda é possível inscrever-se para o evento.

Participantes

Os grupos musicais envolvidos no X Encontro Internacional de Trompetistas são: a Albany Symphony Orchestra, a Orquesta Sinfónica de Barcelona, Orquestra Sinfônica de Montreal, Boston Philharmonic Orchestra, Naples Symphony Orchestra, Orquestra Sinfônica da Paraíba, Orquestra Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica da Bahia, Orquestra Sinfônica da UFPB (OSUFPB), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro (Brasília), Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Orquestra de Metais da Secretaria de Educação da PB, Banda Sinfônica do Recife, Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa, Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba e Banda de Música 5 de Agosto.

As instituições de Ensino envolvidas são University of Massachusetts Amherst, Macgill University (Montreal), Conservatorio Musical Superior de Catalunya, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal da Bahia, Universidade de Brasília, Universidade de Campinas, Conservatório Dramático e Musical de Tatuí "Dr. Carlo de Campos", UNIRIO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal de Goiás, Universidade Federal do Cariri, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de Ouro Preto, Instituto Federal de Educação da Paraíba, Instituto Federal de Educação de Pernambuco, Conservatório de Música de Olinda, Conservatório Pernambucano de Música e Escola de Música do Maranhão Lilah Lisboa.

ACS | Rita Ferreira