UFPB sedia eventos sobre a questão da água na Paraíba e no Brasil

A Universidade Federal de Paraíba (UFPB) realiza, nestas quarta-feira (18) e quinta-feira (19), o “Março das Águas” evento que vai discutir a questão da água na Paraíba e no Brasil. O debate e o filme são ações organizadas pela Associação dos Docentes (ADUFJP), Coletivo em defesa de políticas efetivas para a população do Semiárido da Paraíba (Aguaceira) e Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (APAN).

O evento começa na quarta-feira (18), às 19h30, na sede da ADUFPB com a palestra “Situação Ambiental do alto curso do Rio Paraíba” com o professor Adjunto da UFPB e Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bartolomeu Israel de Sousa.

Na quinta-feira (19), a partir das 19h30, no Cine Aruanda, será exibido o filme brasileiro “A Lei da Água” que explica a relação entre o novo Código Florestal e a crise hídrica brasileira. O documentário mostra a importância das florestas para a conservação dos recursos hídricos no Brasil, e problematiza o impacto do novo Código Florestal, aprovado pelo Congresso em 2012, nesse ecossistema e na vida dos brasileiros.

Na ocasião, haverá um debate sobre O Novo Código Florestal com as participações de Igor Trigueiro, do Comitê Brasil pelas Florestas e Desenvolvimento Sustentável e Antonio Augusto, Presidente da Associação Paraibana da Natureza (APAN).

O “Março das Águas” conta com apoio da Associação dos Docentes da UFPB (ADUFPB), APAN e Núcleo de Documentação Cinematográfica (NUDOC).

Sobre o Aguaceira

O Coletivo Aguaceira surgiu com a proposta de denunciar, não necessariamente a questão da seca, mas a questão do não acesso a água no semiárido nordestino. Também tem o propósito de anunciar o quanto há de conhecimento acumulado capaz de fazer superar a condição de penúria hídrica pela qual passam as cidades e população do semiárido e como a água existente pode ser disponibilizada para proveito da maior parte da população e não apenas por uma pequena parcela.

Outras informações sobre o evento na sede da ADUFPB no Centro de Vivência no Campus I da UFPB ou pelo telefone (83) 3216-7388.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo