UFPB sedia I Encontro de História Agrária

O evento acontece desta quinta-feira (8) até sábado (10) no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Campus de João Pessoa

Acontecerá entre os dias 8 e 10 próximos, o I Encontro de História Agrária – “Terra e Território: entre domínios e disputas”, na Universidade Federal da Paraíba, campus I, João Pessoa. O Encontro, no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA), é promovido pelo Curso de Graduação em História para os Movimentos Sociais do Campo, Departamento de História e Programa de Pós-Graduação em História.

Para o professor Ângelo Emílio Pessoa, do Departamento de História da UFPB, Coordenador do evento e Presidente da Seção Estadual da Associação Nacional de História na Paraíba (ANPUH-PB), a questão da propriedade da terra, em suas mais diversas temporalidades, consiste num dos mais controversos problemas com os quais se defrontam as sociedades humanas, A questão, para ele, representa fonte de poder, objeto de disputa, configuração de regimes políticos, estabelecimento de formas diversas de produção.

Essa é uma das razões, segundo Ângelo Emílio, pelas quais a UFPB criou desde 2003, um Curso de Licenciatura em História para os Movimentos Sociais no Campo. O Curso está inserido no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA), cujo objetivo é a formação de educadores para atuarem nos seus assentamentos rurais. “Essa condição singular, trás o debate sobre a terra para o proscênio e estimula a prática do debate, baseado no exercício da crítica que não se limita ao exercício da auto-indulgência ou à repetição de gastos chavões”, comentou o professor.

Assim, “a realização do I Encontro de História Agrária retoma essa prática do debate e amplia o seu alcance, com o convite a diversos estudiosos da questão para contribuírem com suas pesquisas no aprofundamento das questões em pauta”, resumiu.

O I Encontro de História Agrária na UFPB terá a participação de pesquisadores como os professores Márcia Maria Menendes Motta (Universidade Federal Fluminense – UFF), Ricardo Pinto de Medeiros (Universidade Federal de Pernambuco – UFPE), Carmem Margarida Oliveira Alveal (Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN), Luis Antonio Pasquetti (Universidade de Brasília – UnB), Fátima Rodrigues (Universidade Federal da Paraíba – UFPB) e Rosa Maria Godoy Silveira, também da UFPB.

PROGRAMAÇÃO:

08/12/2011 -09h – Mesa de abertura:

Prof. Dr. Paulo Giovani Antonino Nunes (Coordenador PEC-MSC)

Representantes da Reitoria/ CCHLA/ DH/ Coord. Graduação/ PPGH e ANPUH-PB.

- Lançamento do documentário ¨No Círculo da Memória.¨

Conferência de Abertura:

A terra entre a letra da lei e a disputa política.

Profª Drª Márcia Maria Menendes Motta (UFF)

14h – Mesa-redonda:

A luta pela terra e a configuração do território.

Prof. Dr. Ricardo Pinto de Medeiros (UFPE)

Profª Drª Carmen Margarida Oliveira Alveal (UFRN – Projeto SILB)

Coordenação: Prof. Dr. Ângelo Emílio da Silva Pessoa (UFPB)

17h – Mesa-redonda:

Produção da riqueza ou produção da vida nas lutas pela propriedade

Dr. José de Souza Silva (EMBRAPA)

Coordenação: Prof. Dr. José Jonas Duarte da Costa (UFPB)

09/12/2011 -09h – Mesa-redonda:

A terra no campo e os terrenos nas cidades: apropriação e conflito

Profª Drª Fátima Rodrigues (PPGeografia/UFPB)

Prof. Dr. Rafael Sanzio (UnB)

Coordenação: Prof. Dr. Damião de Lima (UFPB)

14h - Mesa-Redonda:

Educando na luta pelos direitos à terra

Prof. Dr. Luis Antonio Pasquetti (UNB)

Coordenação do Curso de História – PEC/MSC

Coordenação do Curso de Pedagogia – PEC/MSC

17h – Lançamento de Livros

17h30 – Conferência de Encerramento

As lutas pela terra nas fronteiras dos novos tempos

Profª Drª Rosa Maria Godoy Silveira (UFPB)

10/12/2011 -09h – Visita a Assentamento de Reforma Agrária (INCRA) ou ao Território Quilombola.

09/12/

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7021.

Agência de Notícias da UFPB - Fernando Caldeira