UFPB sedia IV Congresso Brasileiro em saúde mental e dependência química

Profissionais, professores do ensino médio e superior, pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de saúde mental, dependência química e fins participam do IV Congresso Brasileiro sobre Saúde Mental e Dependência Química, que acontece a partir desta quinta-feira, 2 de novembro, até o próximo sábado (4), no campus I da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

No evento, serão apresentados mais de 500 trabalhos, na forma de pôster e oral. A programação também inclui workshops, oficinas, palestras, cinco minicursos e lançamentos de livros.

Organizado pelo Grupo de Pesquisa em Saúde Mental e Dependência Química (GPSMDQ), do Curso de Psicologia da UFPB, o encontro objetiva promover um debate sobre o consumo e abuso de drogas e a saúde mental com base em estudos relacionados às políticas de saúde, à reforma psiquiátrica e à rede de assistência à saúde na comunidade.

O congresso será aberto hoje, às 18h, no auditório de Centro de Tecnologia (CT), com a conferência “Saúde Mental e Dependência Química: reflexões sobre o cuidado e a inclusão social”, que será proferida pela professora Silvana Maciel Carneiro, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Saúde Mental e Dependência Química da UFPB.

O professor Leandro Roque, do Centro Universitário do Vale do Ipojuca de Pernambuco (Unifavip/Devry-PE), fará a conferência de encerramento abordando o tema “Entre Formação e Aturação: a vocação de equilibristas na atenção psicossocial”.

De acordo com a coordenadora do congresso, Silvana Maciel, espera-se que, com a realização deste evento de caráter nacional, seja ampliada e aprofundada a discussão sobre as temáticas propostas, contribuindo para o avanço teórico-prático na área, gerando subsídio para avançar o trabalho de saúde mental e drogadição.

“Além disso, o evento proporcionará a consolidação de uma Rede de Estudos e Pesquisa no Estado da Paraíba e na UFPB, integrada a outros Estados do Brasil, congregando grupos de pesquisa na temática, com divulgação de suas pesquisas e de suas práticas extensivistas”, finalizou Silvana.

A realização do IV Congresso Brasileiro em Saúde Mental e Dependência Química recebe apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Mais informações pelo telefone (83) 3216-7006,

ou acesse http://www.cchla.ufpb.br/4congressosmdq/.