UFPB sedia Simpósio de Limnologia no campus II – Areia

O campus II da Universidade Federal da Paraíba (Areia) sediará entre os dias 7 e 9 de setembro o I Simpósio de Limnologia do Semiárido Brasileiro. O evento acontecerá no prédio do Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFPB).

Segundo a professora Luciana Gomes Barbosa, Presidente da Comissão Organizadora e Assessora Multicampi da Reitoria da UFPB, o I Simpósio de Limnologia do Semiárido Brasileiro é uma realização conjunta da UFPB com o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e a Associação Brasileira de Limnologia.

“A nossa ideia com o I Simpósio de Limnologia do Semiárido Brasileiro é atrair pesquisadores que trabalhem nesta área em ecologia de sistemas aquáticos continentais e reuni-los na cidade de Areia, de 7 a 9 de setembro. A realização conjunta IFPB/UFPB estabelece uma relação de trabalho entre as duas instituições para a formação de uma rede do semiárido brasileiro e para a expansão desta rede para o semiárido internacional”.

De acordo com os organizadores, representados pela professora da UFPB Luciana Gomes Barbosa, pelo professor do IFPB, Gilcean Silva Alves, e pelo Técnico em Assuntos Educacionais do IFPB/Campus Areia, José Leonardo, o simpósio pretende subsidiar debates científicos que contribuam para a formação de linhas de pesquisas ainda não exploradas no semiárido brasileiro e mundial.

Com o chamamento para prestigiarem a abertura do evento, dia 7, a Comissão Organizadora esteve nesta segunda-feira fazendo o convite à Reitora Margareth Diniz (UFPB) e ao Reitor do IFPB, Nicácio Lopes, de ambos recebendo a confirmação de suas participações na abertura do I Simpósio, bem como todo o apoio necessário ao êxito da realização do evento.

Veja programação:

Quarta-Feira - 07 de setembro 2016

A partir das 14:00 Credenciais/Check In

Prédio Central do Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

18:00 Abertura oficial evento

19:00-20:15 Mesa de abertura: Qual o limite do semiárido brasileiro?

Palestrantes convidados:

Prof. Dr. Ranyere Silva Nóbrega (PPGEO - NEMA/TROPOCLIMA - UFPE) Prof. Dr. Helder Araújo (PPGBIO - UFPB)

20:30 Coquetel regional

Quinta-Feira - 08 de setembro de 2016

8:00 - Exposição de pôsteres informativos credenciados sobre Grupos de Pesquisas e atuações

-Exposição pôsteres de trabalhos submetidos na forma de resumo

Local: Prédio Central do CCA/UFPB

8:00-9:30 Mesas redondas

- Padrões espaciais e temporais da biodiversidade em

Coordenação: Prof. Dr. Nadson Ressyé Simões da Silva (UFSB)

-Invasões biológicas

Coordenação: Prof. Dr José Etham Lucena Barbosa (UEPB)

Dr. Telton Pedro Anselmo Ramos

- Tanques rede no semiárido nordestino: capacidade de suporte.

Coordenação: Prof. Dr. Hênio do Nascimento Melo Júnior (Universidade Regional do Cariri)

9:30 Lanche regional

10:00-12:00 Mesas redondas

-Eutrofização: novas perspectivas e abordagens

Coordenação: Prof. Dr Enio Wocyli Dantas (UEPB)

Prof. Dr. José Luiz Attayde (UFRN)

- Secas extremas e mudanças climáticas: impactos e perspectivas.

Coordenação: Prof. Dra Vanessa Becker (UFRN)

12:00 - 14:00 Intervalo Almoço

14:00-16:00

Apresentações orais (trabalhos completos submetidos, formato artigo Acta Limnologica Brasiliensia)

16:00-16:30 Lanche regional

16:30-18:00 Palestras

Diversidade Funcional de produtores primários em águas Nordestinas.

Prof. Dr. Paulo César Lima Sales

Prof. Dr. Eliesé Idalino Rodrigues

17:15-18:00

Ecotoxicologia e Genotoxicidade em águas do Semiárido Brasileiro.

Prof. Dr. João Marcelo De Castro E Sousa (UFPI)

Prof. Dr. Leomá Albuquerque Matos (UFPI)

18:00-20:00 Apresentação de trabalhos submetidos na forma de resumo (Formato Acta Limnologica Brasiliensia)

20:00 Atividade Cultural

Sexta-Feira - 09 de setembro de 2016

8:00-8:45 Palestra

Associação Brasileira de Limnologia: História, Memória e Identidade.

Prof. Dra. Renata Panosso (UFRN)

8:45-10:30 Apresentação dos Grupos de Pesquisa  previamente credenciados: Objetivos, hipóteses, linhas de pesquisa, programas de Pós Graduação envolvidos e membros.

10:30 Lanche regional

11:00-12:00 Apresentação de um panorama geral dos grupos de pesquisa, voltada para sobreposições e perspectivas de parcerias e pesquisas comuns.

12:00-14:00 Almoço

14:00-15:00 Proposta da Rede Internacional do Semiárido.

Prof. Dra. Luciana Gomes Barbosa (DFCA/PPGBio/UFPB)

15:00 Plenária de encerramento

Perspectivas registradas

Foto histórica