UFPB tem Doutorado aprovado com nota 4 na Capes

A avaliação do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) foi divulgada esta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). De acordo com a coordenadora do Programa, professora Bernardina Freire, o Doutorado vai atender a demanda das regiões Norte e Nordeste.  "É o reconhecimento de um trabalho coletivo que temos feito desde 2006", completa Bernadina

O Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), do Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA), da Universidade Federal da Paraíba, recebeu conceito 4 (quatro), de acordo com avaliação feita esta semana pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão do Ministério da Educação. “A aprovação do doutorado em Ciência da Informação, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB, representa o reconhecimento, por parte das instituições de fomento a pesquisa no país e do campo da Ciência da Informação, de um trabalho coletivo que vem sendo desenvolvido desde a criação do programa em 2006, com sua nova estrutura”, destacou a professora Bernardina Freire, coordenadora do PPGCI.

De acordo com ela, o PPGCI possibilitará o direito de acesso à qualificação de um contingente significativo de profissionais de nível superior, que antes só tinha como opção os programas das regiões Sul e Sudeste. “Desta forma, o doutorado fortalece o PPGCI para que ele continue desempenhando o seu papel de agente no processo de erradicação das desigualdades sócioeconômicas e culturais entre as regiões de nosso país através da produção de conhecimento científico de qualidade contribuindo, portanto, para construção de uma nação forte e soberana”, ressaltou. Bernardina revelou ainda uma peculiaridade: o curso é pioneiro na linha de pesquisa “Memória, organização, acesso e uso da informação” e que, em todo o Nordeste, só há outras duas instituições com doutorado na área: a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Ainda segundo a professora Bernardina Freire, o curso atenderá a demanda das regiões Norte e Nordeste. Ela afirmou que o processo seletivo para formação da primeira turma será aberto ainda este ano. Para Bernardina, trata-se da consolidação de um curso bastante jovem, criado em 2007, e que recebe uma excelente nota logo na primeira avaliação trienal da Capes. A coordenadora explicou que a nota máxima, que é 6 (seis), normalmente é conferida a instituições do exterior. No Brasil, os casos de nota 6 (seis) e 5 (cinco) são bastante raros, sendo a nota 4, portanto, considerada “excelente”.

Outra linha de pesquisa, além de “Memória, organização, acesso e uso da informação”, oferecida pelo Curso de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFPB é “Ética, gestão e políticas da informação”. O telefone do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PGCI) da Universidade Federal da Paraíba é o (83) 3216-7483 e 3216.7483.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho