UFPB tem mais de 90 estudantes aprovados no exame da OAB

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) teve 93 estudantes aprovados no XXV Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Desses, 54 são alunos do curso da unidade de João Pessoa e 39 de Santa Rita, ambos no campus I.

O resultado definitivo da segunda e última fase da prova, após recursos, foi divulgado no dia 12 de julho pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame. O exame é requisito para o exercício da advocacia e pode ser prestado por bacharel ou estudante de Direito do último ano do curso. Ranking com aproveitamento das instituições de ensino deverá ser publicado em breve.

O curso de Direito da unidade do campus-sede, no bairro Castelo Branco, disponibiliza 100 vagas para cada semestre letivo, sendo 50 para o turno da manhã e 50 para o da noite. Hoje, há 802 alunos ativos. Em média, 100 estudantes concluem o curso por semestre. Em 2017.2, foram 91 concluintes, dos quais 63 já estavam aprovados no exame de ordem.

“O aluno pode fazer a prova faltando alguns períodos para a conclusão do curso. É possível fazê-la também estando desblocado. Outros optam por não prestá-la devido a impedimento no trabalho formal, interesse em outras profissões ou a fim de participar do exame da Ordem apenas após a conclusão do curso”, explica a coordenadora do curso, professora Márcia Quirino.

Segundo a docente, a estrutura curricular da graduação visa a preparação para os diversos campos de trabalho e tem um perfil voltado para oferecer ao aluno uma sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise, de articulação de conceitos e argumentos e de interpretação e valorização dos fenômenos jurídicos e sociais.

Márcia Quirino também conta que a formação se propõe a instigar “uma postura reflexiva e visão crítica que fomente o trabalho em equipe e a aptidão para a aprendizagem autônoma e dinâmica, além da qualificação para a vida, o trabalho e o desenvolvimento da cidadania”. Atualmente, o curso está em processo de atualização de seu Projeto Pedagógico.

Unidade Santa Rita da UFPB

O curso de Direito da unidade situada no município de Santa Rita também recebe semestralmente 100 novos alunos, igualmente distribuídos nos turnos da manhã e da noite, hoje totalizando 777 estudantes ativos.

É composto por 33 docentes e, desde a sua criação, em 2009, caracteriza-se “por uma abordagem humanista e crítica à visão tradicional e estritamente dogmática do direito. Nesse sentido, a formação adota perspectiva social emancipatória e transformadora”, afirma o coordenador do curso, professor Giscard Agra.

Com o intuito de estimular os vieses intelectual e pragmático dos estudantes, possui 47 vagas de monitoria. Na área da pesquisa, para o biênio 2017/2018, teve sete projetos aprovados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/UFPB) e pelo Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica (PIVIC/UFPB). Para o Edital 2018/2019 dos mesmos programas, possui cerca de doze projetos sob avaliação.

Em ações de extensão universitária, há dez projetos cadastrados no Programa de Bolsas de Extensão (PROBEX/UFPB), três foram contemplados pelo Programa “UFPB no seu Município” deste ano e quatro cursos foram realizados através do Edital de Fluxo Contínuo de Extensão (Fluex 2018).

Giscard Agra destaca, ainda, o projeto de extensão Grupo de Apoio Jurídico Universitário (GAJU), coordenado pelo professor Demetrius Almeida Leão, que presta assessoria jurídica gratuita à comunidade carente do município de Santa Rita.

ACS | Pedro Paz