UFPB tem resultado positivo no Enade 2016

A UFPB teve resultado positivo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2016. Dos 12 cursos avaliados, oito obtiveram conceito 4 (Educação Física, Serviço Social, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Enfermagem e Medicina Veterinária) e quatro (Fonoaudiologia, Zootecnia, Medicina e Agronomia) atingiram nota 3. A média máxima é 5. Dos 841 alunos da universidade inscritos, 795 compareceram à avaliação, garantindo a participação de 95% dos estudantes da UFPB convocados.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados do Enade na última sexta-feira (1°), durante coletiva de imprensa, em Brasília. O objetivo do exame é verificar os conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas pelos alunos ao longo do curso. O desempenho dos estudantes concluintes é um dos indicadores que compõem o Índice Geral de Cursos (IGC), a ser divulgado em novembro.

Nesse ciclo do Enade, foram avaliados os cursos presenciais de bacharelado e licenciatura das áreas da Saúde, Ciências Agrárias e afins e os cursos dos Eixos Tecnológicos de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança, de 997 Instituições de Ensino Superior (IES).

O exame foi composto por 40 questões, divididas em duas partes. A primeira com dez questões, sendo oito de múltipla escolha e duas discursivas sobre temas gerais, entre eles sociodiversidade, biodiversidade, globalização, cidadania e problemas contemporâneos. Essas perguntas compuseram 25% da nota da prova. Já a segunda parte abordou os conhecimentos necessários ao exercício da profissão e foi constituída de 30 questões, sendo 27 questões objetivas e três discursivas, computando 75% da nota da avaliação.

Quase 200 mil estudantes participaram do Enade 2016 em todo o País. O exame ocorreu em todos os estados, distribuído em 942 municípios, com 1.009 locais de aplicação e 7.388 de salas. Cerca de 4.300 cursos foram avaliados. Desse total, 40% obtiveram conceito 3 e 25% alcançaram o conceito 4. Apenas 6% atingiram a nota máxima. O percentual de 6% correspondeu também aos cursos que não pontuaram ou tiveram a nota mínima.

Considerando somente os cursos ofertados por IES públicas, 26% obtiveram conceito 3 no Enade, 43% alcançaram média 4 e 16% atingiram o conceito 5.

Perfil dos Estudantes

Dos estudantes que participaram do exame, realizado no ano passado, 46,9% são jovens de até 25 anos e 54,6% vivem com os pais. Acerca de suas características predominantes, 51,7% são da cor branca e 36,1% são pardos; 74,4% são solteiros e 47,6% têm renda familiar mensal de 1,5 a 4,5 salários mínimos. A maioria (42,8%) dedicava de uma a três horas por semana aos estudos e 54,4% não estavam trabalhando.

A respeito de bolsas de estudo e financiamentos, 36,5% do total dos estudantes receberam financiamento do Programa Universidade para Todos (ProUni) ou do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Dos alunos que adquiriram financiamento do ProUni ou do FIES, 62,6% têm renda familiar de até três salários mínimos; 61,5% são os primeiros da família com acesso à educação superior e 29,6% ingressaram por meio de políticas afirmativas.

Participação da UFPB no Enade 2016

Modalidade