UFPB trabalha para consolidar parcerias com instituições japonesas

Uma comitiva de professores da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) visitou a sede do Consulado-Geral do Japão em Recife, na tarde do dia 20 de agosto, com o intuito de consolidar parcerias nos segmentos do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão acadêmico-científicas. Walmir Rufino, diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), e os professores Iure Paiva, do Departamento de Relações Internacionais (DRI/CCSA), e Amanda Galvíncio, do Departamento de Educação Básica do Centro de Educação (Debas/CE), foram recebidos pelo cônsul-geral Jiro Maruhashi.

Representando a reitoria da UFPB, os docentes trataram de termos de cooperação internacional, em especial, das negociações com a Universidade Soka, iniciadas em março, quando representantes da Soka Gakkai Internacional (SGI) estiveram na UFPB. Na ocasião, a reitora Margareth Diniz foi convidada para entregar, no Japão, o título de Doutor Honoris Causa, outorgado pelo Conselho Universitário da UFPB, ao fundador e presidente da SGI, o humanista Daisaku Ikeda.

Durante sua estadia naquele país, a reitora articulou acordos e ações de cooperação mútua com a Universidade Soka, com o objetivo de estabelecer termos de parceria que beneficiarão estudantes e servidores e que envolverão também a Escola de Educação Básica (EEBAS) da UFPB.

ACS | Rita Ferreira