UFPB vai sediar Encontro Luso-Brasileiro sobre Economia

Com atividades abertas ao público, o Encontro vai debater a economia brasileira e suas relações com o mercado mundial

Será realizado de 17 a 21 deste mês, no Auditório 211 do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) , o Encontro Luso-Brasileiro sobre Globalização e Crise na Economia. A ideia central do evento é estudar os mais diferentes aspectos da economia brasileira e sua relação com o mercado mundial, quer seja do ponto de vista macro ou microeconômicos, no âmbito local, nacional e internacional. Essas atividades serão abertas ao público em geral.

Os organizadores do Encontro Luso-Brasileiro sobre Globalização e Crise na Economia pretendem debater e analisar, por meio de palestras e mesas redondas, as determinantes da fase atual do ciclo econômico, a crise de superprodução generalizada de capitais e seus efeitos políticos, econômicos e sociais sobre o Brasil e o mundo, focalizando, em particular, a União Europeia. O evento, que contará com a participação de professores do Brasil e de Portugal, é promovido pelo Projeto Globalização e Crise na Economia Brasileira (Progeb), Grupo de Estudos sobre a Globalização e a Crise na Economia Brasileira (CNPq), Observatório Econômico: explicando a economia (Probex – UFPB) e Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFPB).

Consta ainda na programação a entrega do título de Professor Emérito da UFPB ao professor Nelson Rosas Ribeiro, proposto pelo Departamento de Economia e aprovado pelo Consuni/UFPB. Também será lançado o livro “Questionando as teorias da dependência e da financeirização: O Brasil na encruzilhada do desenvolvimento do capitalismo”, de autoria do professor Frederico Jayme Katz. E-mails para contato: progeb@ccsa.ufpb.br e progeb.ep@gmail.com.

Sessão Solene de Abertura do Encontro

Prof. Rômulo Polari - Reitor da UFPB

Prof. Guilherme de A. Cavalcanti - Diretor do CCSA

Prof. Paulo Amilton M. L. Filho - Coordenador do PPGE