UFPB vai sediar VI Encontro Paraibano de Arteterapia

Promovido pelo Grupo de Pesquisa em Arteterapia e Educação em Artes Visuais da UFPB, o evento acontece nos dias 14 e 15 próximos, no Campus I em João Pessoa

“Encontros e desencontros do arteterapeuta durante seu processo de formação profissional e pessoal.” Este é o tema do VI Encontro Paraibano de Arteterapia da Universidade Federal da Paraíba (EPA), que será realizado dias 14 e 15 de dezembro, no Campus de João Pessoa. O evento, destinado aos profissionais e estudantes de arteterapia e áreas afins, é promovido pelo Grupo de Pesquisa em Arteterapia e Educação em Artes Visuais da UFPB. O prazo de inscrições de pôsteres termina nesta segunda-feira (3).

De acordo com o coordenador Robson Xavier, a continuidade e regularidade do encontro é mais um passo para a consolidação da área de arteterapia na Paraíba, garantindo formação e atualização para os profissionais e estudantes da área. “A sexta edição do EPA configura-se como um espaço para apresentação à comunidade acadêmica dos resultados dos trabalhos finais do Curso de Especialização em Arteterapia em Saúde Mental da UFPB, em diálogo com os profissionais de áreas afins que atuam com arte nos diversos processos terapêuticos”, observou.

Xavier explicou que, formada por um fluxo contínuo e ininterrupto de informações e visualidades, a cultura contemporânea desencadeia, em alguns casos, processos de desequilíbrio nos seres humanos que oportunamente ocasionam desequilíbrio físico e psicológico. “As pessoas têm buscado, cada vez mais, apoio nas terapias expressivas por meio da arte, como é o caso da arteterapia”, exemplificou.

Novo campo

O professor Robson Xavier disse que a arteterapia, como um novo campo de conhecimento, comunga com saberes oriundos de diversas especialidades, mantendo, porém, suas especificidades. “Com um corpus teórico/prático multidisciplinar se configura como um caminho de formação holística e democrática, aberto a qualquer ser humano, por ter como princípio a crença que todos somos capazes de criar, independente da condição socioeconômica e cultural”, ressaltou.

Na opinião do coordenador do Encontro Paraibano de Arteterapia (EPA), este momento é crucial para a consolidação da profissão do arteterapeuta no Brasil. “Na transição entre os anos de 2012 e 2013, esperamos a oficialização dos trâmites legais para o reconhecimento da nova profissão no país, processo capitaneado pela União Brasileira de Associações de Arteterapia (UBAAT)”, acrescentou.

Mais informações: http://sextoencontroarteterapiaufpb.blogspot.com.br/  e pelo telefone (83) 8809.9453.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho