UFPB Virtual abre vagas para curso sobre mapas conceituais

Evento é destinado para professores e tutores e será realizado no dia 23 de julho, no Laboratório UFPB Virtual; inscrições podem ser feitas até o dia 16 deste mês

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através da Unidade de Educação a Distância, abriu vagas para o curso “Aprendendo a Construir Mapas Conceituais”, destinado a professores e tutores da UFPB Virtual. O evento acontece no dia 23 de julho, das 8h às 12h, no Laboratório da UFPB Virtual. O período de inscrições termina no dia 16 de julho, através do endereço  http://etutor.virtual.ufpb.br/inscricao/index/curso/91.

O objetivo do Programa de Capacitação de Professores e Tutores é difundir os métodos para construção de mapas conceituais, desenvolvendo habilidades dos participantes usando softwares para construção dos mapas mentais. Segundo a organização do evento, o intuito é enriquecer a compreensão sobre abrangência de uso dessa técnica de gestão de conhecimento. A ministrante será a professora Melânea Cornélio e a carga horária é de 16 horas, sendo quatro horas presenciais e 12 horas via internet.

Definição

Mapas conceituais são representações gráficas semelhantes a diagramas, que indicam relações entre conceitos ligados por palavras. Representam uma estrutura que vai desde os conceitos mais abrangentes até os menos inclusivos. São utilizados para auxiliar a ordenação e a sequenciação hierarquizada dos conteúdos de ensino, de forma a oferecer estímulos adequados ao aluno.

Os mapas podem ser utilizados como estratégia de estudo; estratégia de apresentação de itens curriculares; instrumento para avaliação de aprendizagem escolar; e para pesquisas educacionais.

Informações (83) 3216- 7257.

Agência de Notícias da UFPB - Ítalo Rômany (estagiário)