Unidade do CRAS/UFPB reabre após reforma e aquisição de equipamentos

A Unidade do Centro de Referência de Atenção à Saúde (CRAS/UFPB) localizada no Centro de Ciências da Saúde (CCS), campus de João Pessoa, foi reinaugurada na manhã de 31 de julho, com a presença da reitora Margareth Diniz, gestores e servidores da UFPB.

No evento de reinauguração, compuseram a mesa, a reitora, a assessora especial Virgínia Lúcia de Siqueira Melo, o coordenador geral do CRAS/UFPB Valério Vasconcelos, o diretor do CCS João Euclides, o ex-diretor do CCS Reinaldo Nóbrega de Almeida, o prefeito universitário João Marcelo Macedo, o superintendente do HULW Arnaldo Medeiros e o chefe da Unidade de Diagnóstico por Imagem do HULW Rosimar de Castro Barreto.

A apresentação sobre os novos serviços da Unidade de Diagnóstico e Procedimentos do CRAS foi feita por Virgínia Melo, que conduziu a reestruturação. A professora agradeceu a todos os servidores que contribuíram para o êxito da empreitada e lembrou que a implantação do CRAS, há quase três anos, e a reorganização recente da Unidade só foram possíveis pelo empenho e apoio da reitora da UFPB - que compartilha com Virgínia a idealização do projeto.

Virgínia Melo explicou que, depois de reformas nas instalações e da aquisição de equipamentos, a unidade atenderá no segmento de diagnósticos cardiológicos e de imagens e também ampliará o serviço odontológico, com a realização de pequenas cirurgias buco-maxilares, sob o comando do professor Rômulo Rangel.

A reitora Margareth Diniz parabenizou a equipe do CRAS e falou sobre a importância dos avanços no projeto de ofertar atendimento médico e ambulatorial humanizado, gratuito e de qualidade para a comunidade universitária, especialmente diante das dificuldades que as pessoas têm enfrentado para manter um convênio ou para acessar os serviços públicos de saúde.

O evento foi finalizado com o descerramento da placa e visita às instalações da Unidade.

CRAS

O CRAS foi inaugurado em 15 de setembro de 2014, como órgão suplementar da Reitoria, para prestar atendimento em saúde aos membros da comunidade universitária. Além da Unidade de Diagnósticos e Procedimentos, situada no CCS, o CRAS/UFPB mantém a Unidade Clínica, com serviço ambulatorial e atendimento em diversas especialidades, instalada em frente à Residência Universitária no campus I.

Todos os serviços são gratuitos. Ambas as Unidades do CRAS atendem os servidores docentes e técnico-administrativos - incluindo inativos, os estudantes e os terceirizados da UFPB, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Para agendar atendimento, os interessados devem apresentar pessoalmente xerox do comprovante de residência, do RG e do CPF; o cartão do SUS e o comprovante de vínculo com a UFPB - declaração do curso (no caso de estudante) ou contra-cheque (no caso de servidores e terceirizados).

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 3216-7873.

ACS | Rita Ferreira