Universidade Participativa chega ao Campus de Areia

O Programa Universidade Participativa, que foi implantado este ano na UFPB, teve sua audiência pública no Campus II em Areia, nesta quarta-feira (17).

O UP do Campus II foi aberto pela Reitora da UFPB, Margareth Diniz, que falou da importância deste evento para o Campus de Areia e da satisfação pessoal em estar no município para debater as demandas, as prioridades e a adequação orçamentária da Instituição. “Além da matriz orçamentária, que cada Centro já disponibiliza, a administração central da UFPB vai direcionar mais 16 milhões, que são destinados à Reitoria, para dividir com todos os Centros da Instituição”, afirmou.

Margareth Diniz falou também da recém criada Coordenação Multicampi que “vai viabilizar ações para além da UFPB; para ações direcionadas, à sociedade em geral, além de integrar e reduzir as distâncias entre os vários Campi da UFPB”.

Em seguida o coordenador do Reuni, professor Gustavo Tavares, fez a apresentação do Programa Universidade Participativa para os presentes demonstrando os objetivos e as metas que a UP deve alcançar.

Durante a explanação do UP, foi distribuído um questionário para que os presentes marcassem as principais necessidades do Campus. Quesitos como acessibilidade, ambiente de professores, capacitação de servidores, biblioteca, internet, laboratórios e segurança, estavam no questionário. Esses dados servirão de base para a concretização das metas estabelecidas pelo UP para a formulação do orçamento da Instituição.

Após a demonstração do UP, foi aberta a participação da plateia para discutir as necessidades do Campus II com a Reitora e os demais Pró-Reitores estavam no encontro.

Presente também no evento, o prefeito de Areia, Paulo Gomes que falou de algumas demandas municipais que devem beneficiar os trabalhos realizados no Campus da UFPB em Areia como o projeto do Aterro Sanitário que está em planejamento com cidades circunvizinhas. “Apesar do pouco tempo na administração municipal, espero contar com a colaboração da UFPB na implantação de projetos para que Areia seja uma cidade bonita de se falar”, afirmou.

Para Gustavo Tavares “a cada encontro da UP, nos surpreendemos com a participação ativa dos servidores da Universidade, fazendo reivindicações e apontando as necessidades de cada Centro, de cada Campus. Esse Programa é o resultado de um processo de discussão com os diferentes segmentos da UFPB”, disse.

O diretor do CCA, de Areia, professor Djail Santos falou que “a metodologia aplicada no Universidade Participativa é muito importante. Parabenizo a Reitora pela iniciativa e espero que sua vivência, na direção do CCS, sirva para ampliar sua visão na qualidade de Reitora. É preciso que se faça realmente um planejamento para que se possa disponibilizar os recursos da melhor forma”, declarou.

Ao final do evento a professora Margareth Diniz agradeceu a todos os presentes e disse que “esse é apenas um encontro, entre muitos. Vamos ouvir os três segmentos da comunidade acadêmica. Vamos fazer o dever de casa para que possamos, de fato, caminhar para uma universidade que funcione e funcione bem”, afirmou.

Ascom Reitoria - Bob Vagner