Universidade Participativa realiza segunda audiência pública

A reunião presidida pelo Vice-Reitor Eduardo Rabenhorst aconteceu no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias da UFPB, Campus III, em Bananeiras

Tratamento da água do Campus III da Universidade Federal da Paraíba, em Bananeiras contratação de professores, assistência médica no Campus, salas de aulas, compra de livros para a biblioteca, qualificação de servidores, entre outros pontos. Estas foram as prioridades apresentadas ao Vice-Reitor, Eduardo Rabenhorst, e Pró-Reitores durante a segunda audiência pública do Programa “Universidade Participativa” realizada nesta quarta-feira (13), no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), Campus de Bananeiras.

Na visita ao CCHSA, o Vice-Reitor reuniu-se com a Diretora do Centro, professora Terezinha Domiciano Dantas, e depois se dirigiu ao auditório do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros para a abertura da audiência pública com professores, servidores e estudantes do Campus III.

A audiência teve início às 15h com a composição da mesa diretora, formada pelo Vice-Reitor, Eduardo Ramalho Rabenhorst; Diretora do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias, Terezinha Domiciano  Dantas Martins; Pró-Reitora de Graduação, Ariane Norma de Menezes Sá; e a Pró-Reitora Adjunta de Pós-Graduação,  Elizete Ventura do Monte.

Estavam presentes ainda na audiência o Pró-Reitor Adjunto de Promoção e Assistência Estudantil, Arnaldo Correia de Medeiros; Vice-Diretor do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros, Eduardo Beltrão Filho; Pró-Reitor  de Assistência e Promoção Estudantil, Thompsom Lopes de Oliveira; e o Coordenador do Reuni, Gustavo Tavares.

O Vice-Reitor destacou o pioneirismo do “Universidade Participativa” por se tratar de um programa que irá descentralizar os recursos  na UFPB. “Esse sistema já é aplicado em prefeituras e a Reitora Margareth decidiu inovar trazendo para a instituição”, completou.

Além disso, ele ressaltou que a Reitoria está à disposição da comunidade universitária para discutir pela primeira vez como aplicar os seus próprios recursos. “O programa é de caráter pioneiro onde a direção vai visitar os centros e discutir as prioridades elencadas e buscar os recursos que os campi estão precisando.”

Para Rabenhorst, a administração está discutindo com a comunidade os seus próprios recursos, ou seja, trabalhando dentro de uma lógica de estabelecer para cada Centro prioridades para os 16 milhões de reais disponíveis no orçamento da Reitoria e sem interferência nos recursos próprios de cada setor.

Também enalteceu a importância da participação de professores, servidores e alunos nas discussões do Programa “Universidade Participativa” um fato inédito para a UFPB.

O Coordenador do Reuni, Gustavo Tavares apresentou o Programa Universidade Participativa e explicou que é um instrumento de participação e fiscalização de obras executadas na UFPB. “Fortalecer a cultura participativa e promover o debate sobre a instituição com as presenças do Vice-Reitor e Pró-Reitores para discutir as prioridades são os principais objetivos do programa” disse Gustavo.

Gustavo afirmou que essa nova metodologia utilizada pela atual gestão tem como objetivo inverter a prática das decisões com a descentralização das ações.

A Diretora Terezinha Domiciano Dantas e demais participantes da audiência pública elogiaram a iniciativa da atual gestão por abrir um diálogo aberto e transparente com o CCHSA no sentido de angariar recursos oriundos da Reitoria para o bem da comunidade do Campus III.

A ativa participação de professores, servidores e alunos permitiu que a plateia se manifestasse sobre questões que afligem aquela comunidade como, por exemplo, a falta de um ambulatório médico para atendimentos dos que trabalham e estudam no Campus III.

Durante a audiência pública em Bananeiras foi distribuído um formulário de demandas onde os participantes escolheram três prioridades do centro.

Veja vídeo

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo