Universidade recebe pedidos de revalidação de Diploma

Pessoas interessadas em revalidar diplomas obtidos em outros países deverão formalizar sua solicitação  junto  ao Protocolo Geral da UFPB, até 29 de setembro

Quem tem diplomas e certificados estrangeiros de graduação já  podem entrar com pedido de revalidação na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os interessados deverão comparecer no Protocolo Geral, localizado no Prédio da Reitoria, térreo, no Campus de João Pessoa,  até o dia 29 de setembro.

Podem ser revalidados os diplomas de estrangeiros, quanto ao currículo, aos títulos ou habilitações conferidas por instituições brasileiras, de modo a abranger áreas de conhecimento acadêmico congêneres, similares ou afins às que são oferecidas no Brasil.

É preciso ficar atento: a revalidação de diplomas e certificados de cursos de graduação expedidos por estabelecimentos de ensino superior estrangeiros será processada de acordo com a Resolução nº 08/2007, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e as Resoluções nº 06/2004 e nº 10/2005, ambas do Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFPB, bem como na forma do disposto do Edital nº 18/2012 da Pró-Reitoria de Graduação.

Para fazer a revalidação de diplomas e certificados, o interessado deve apresentar os seguintes documentos: requerimento do interessado dirigido ao Pró-Reitor de Graduação, acompanhado de cópia do diploma ou certificado; histórico escolar do curso superior; cópia do Histórico do 2º grau; conteúdos programáticos, com bibliografia todos autenticados pela autoridade consular brasileira de origem; comprovante de residência com data de pelo menos dois meses anterior à data do requerimento; certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros - CELPE Bras. Emitido pelo Ministério da Educação ( prova de Português) – somente para requerente de nacionalidade estrangeira; cópia do CPF.  Todos os documentos devem ser autenticados em cartório e traduzidos por um tradutor oficial.

Para os diplomas de médicos, os interessados deverão se inscrever oportunamente no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas de Médicos expedidos por instituições de educação superior estrangeiras ( REVALIDA), que é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) do Ministério da Educação.

Pessoas interessadas em revalidar diplomas obtidos em outros países deverão formalizar sua solicitação ao Pró-Reitor de Graduação através do Protocolo Geral da UFPB nos dias úteis, no horário de 8h às 17h, apresentando a documentação exigida.

Outras informações e esclarecimentos podem ser obtidos na Subcoordenação de Registros de Diplomas na Coordenação de Escolaridade (CODESC). Telefone (83) 3216 7139. Para acessar o Edital o endereço é o seguinte: http://www.ufpb.br/prg.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo