Universidades federais apresentam propostas para o debate eleitoral

As universidades federais brasileiras, por meio da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), produziram propostas para contribuir com o debate sobre o desenvolvimento econômico e social do País, publicadas no documento “Educação para a Democracia e o Desenvolvimento”, que será entregue aos candidatos à presidência da República.

O objetivo é ampliar e aprofundar discussões durante o período em que os brasileiros se preparam para escolher seus representantes nas eleições majoritárias deste ano - presidente, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais.

“As universidades federais têm plena ciência do importante papel social que desenvolvem e da contribuição que temos prestado para o crescimento do Brasil. Por isso, não poderíamos nos furtar à responsabilidade de propor um diálogo no período eleitoral, em que os brasileiros tomarão decisões tão importantes para o futuro do País”, esclarece o presidente da Andifes, reitor Emmanuel Tourinho. A intenção é que, nos próximos meses, as universidades promovam o debate sobre os problemas e soluções para salvaguardar a democracia e alavancar o desenvolvimento.

O documento afirma que o Sistema Público de Universidades Federais é, mais do que nunca, indispensável a um projeto de nação baseado na formação de uma inteligência nacional, no domínio do conhecimento de ponta, na soberania, na cidadania, na democracia e na superação da pobreza e da desigualdade, e que esse sistema precisa se fortalecer e expandir suas atividades. Entre as propostas, está a revogação da Emenda Constitucional nº 95 de 2016, que impõe o chamado Teto de Gastos.

As 63 universidades federais e os dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefet's) representados pela Andifes atendem, hoje, cerca de um milhão e duzentos mil alunos em seus cursos de graduação, pós-graduação e tecnológicos, em um total de 328 campi em todo o País, com diversos equipamentos e serviços gratuitos para a população. Correspondem, em muitas localidades, à única opção de ensino superior e alternativa à Saúde Pública, por meio de seus 46 hospitais-escola.

ACS | Rita Ferreira, com informações da Andifes.