Universitários lançam o primeiro portal de transparência pública

O site disponibiliza informações sobre a eficiência da utilização dos recursos públicos nas áreas de educação, saúde, esporte, cultura, habitação e segurança

Estudantes e professores dos cursos de Administração e Ciência da Computação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) desenvolveram o primeiro site de transparência pública colaborativo do Brasil. O objetivo do portal é facilitar o acesso dos cidadãos a informações relevantes e pontuais dos seus municípios, adotando uma linguagem simples, direta, clara e acessível a qualquer cidadão.

“O portal está no seu projeto piloto, onde englobamos inicialmente 15 cidades do Brasil e 05 cidades do exterior. O grande diferencial é que qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, poderá colaborar com o portal de transparência pública enviando informações do seu município através da rede que criamos” comenta Ítalo Guimarães, um dos estudantes envolvidos no projeto.

O portal é um dos resultados do Grupo de Pesquisa em Inovação, Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade – GIDS/UFPB. Além de promover a transparência, o site disponibiliza informações sobre a eficiência da utilização dos recursos públicos nas áreas de: educação, saúde, esporte, cultura, habitação, segurança, entre outros.

“Acreditamos na causa, acreditamos que juntos podemos transformar nosso país e o mundo através da transparência. Precisamos fiscalizar, acompanhar e denunciar irregularidades. Se todo cidadão fizer sua parte, colheremos bons frutos” continua Ítalo Guimarães.

O site não possui nenhum vínculo político ou econômico e atua de forma independente. Os idealizadores pretendem aumentar o número de cidades envolvidas no projeto e alcançar a marca de 200 municípios até 2014.

“Nosso objetivo maior é conscientizar as pessoas, precisamos fortalecer a nossa rede colaborativa e tornar o site uma importante ferramenta de fiscalização pública” afirma Ítalo Guimarães.

Para mais informações acesse: www.transparenciauniversitaria.com.

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria