Os Ciclos Temáticos promovidos pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (CCJ/UFPB) realiza mais uma etapa, abordando o tema “Os Ciganos na Europa, condições de vida: entre a inclusão e a exclusão social”. A próxima atividade acontece no dia 9 de junho, às 10h, no auditório do antigo prédio da Faculdade de Direito, no centro de João Pessoa.
Terá como conferencista bibliotecária da Universidade de Strasbourg, França, Dominique Meynard. A conferência será traduzida pelo professor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Eduardo Onofre. Também será exibido o documentário: “Sur la Route de ROMS de Strasbourg – France”.
Esse documentário de 10 minutos apresenta testemunhos que permitem entender os problemas da comunidade cigana que vem da Europa Central. O status dessa comunidade já precário, bem antes da queda do muro de Berlim (Alemanha), se deteriora ainda mais com a globalização. Em um processo de “vai e vem”, do país de partida (a Romênia, por exemplo) e o de chegada (a França, por exemplo) uma grande parte da comunidade Rom (cigana) vem fazendo de tal percurso um modo particular de viver.
A escolarização das crianças e jovens da comunidade cigana na França é uma esperança para se livrar de um “gueto”. Para a inclusão social, a aprendizagem da língua francesa é a primeira condição para a inclusão social. Referindo à população Rom (cigana), a inclusão social de tal comunidade na França e em outros países europeus se depara com barreiras culturas muito fortes, descrevendo séculos de exclusão e em alguns lugares europeus os Roms (ciganos) foram escravizados.
“Sublinhamos que o renunciar da sua própria cultura para se incluir em uma outra, causa forte resistência para o povo Rom (cigano), a exemplo do casamento precoce (12 anos para as meninas e 14 anos para os meninos) é visto por diversos países europeu como um ataque aos direitos humanos. Assim, discutiremos sobre as tradições ciganas que impedem a inclusão social de tal comunidade que vem vivenciando um processo de exclusão há séculos”, explicam os organizadores do Ciclo.
Os Ciclos Temáticos são de natureza interdisciplinar que têm por finalidade apresentação de estudos desenvolvidos por especialistas e pesquisadores cujas abordagens transversalizam a área das Ciências Jurídicas.
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: ciclosdecooperacao@gmail.com, informando os seguintes dados: nome completo, endereço, celular e e-mail para confirmação da inscrição.
Mais informações pelos telefones: (83) 3241-5900, 3241-6748.