Vila Olímpica sediará competições nacionais e internacionais

A inauguração será neste sábado, às 9h, no Campus I, quando ocorrerá a final da competição de Atletismo dos Jogos Escolares da Paraíba. O investimento nesse complexo esportivo ultrapassa os R$ 6 milhões e os recursos foram provenientes dos Ministérios da Educação e do Esporte. Proporcionará aprendizado nas atividades voltadas ao esporte.

Com investimentos que ultrapassam R$ 6 milhões serão inauguradas neste sábado, (20), às 9h, as obras da Vila Olímpica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Os recursos para a viabilização das obras foram provenientes dos Ministérios da Educação e Cultura e do Esporte.

A cerimônia contará com a presença do Reitor da instituição, Rômulo Soares Polari, e outras autoridades. Na inauguração será realizada a final da competição de Atletismo dos Jogos Escolares da Paraíba, que são promovidos pelo Governo do Estado da Paraíba.

A Vila Olímpica contará com campo de futebol, arquibancada coberta para 1.200 lugares, torre de observação, pista de atletismo oficial com 400 metros, pista de salto em distância, arremesso de peso, vestiário, sala antidoping e bioquímica, departamento médico, sala para aquecimento e depósito para equipamentos.

Segundo o Reitor Rômulo Polari, o complexo terá capacidade para sediar competições nacionais e internacionais dada a qualidade de suas pistas de atletismo. ”A comunidade paraibana será a mais beneficiada pois a Vila vai proporcionar práticas esportivas e atividades recreativas”, enfatizou o reitor.

Para o reitor, é um momento de satisfação a entrega da Vila Olímpica que irá proporcionar inclusão social às inúmeras famílias que necessitam dos serviços da instituição. “A UFPB já tem vários projetos de extensão e pesquisa nas comunidades e agora, com a Vila Olímpica, vai contribuir mais para esse trabalho principalmente incentivando a prática de esportes com a realização de jogos universitários e outras competições envolvendo alunos e professores”, salientou.

O Reitor Rômulo Polari ainda ressaltou que a UFPB está de parabéns com a inauguração da Vila Olímpica a primeira do estado preparada para atender os atletas que irão participar de atividades esportivas nacionais e internacionais. “Reconhecemos o investimento federal, sobretudo, do Deputado Manoel Júnior. Ele se empenhou através de emendas para a realização das obras, valorizando não só os alunos de Educação Física, como os de toda a UFPB e a comunidade em geral”

Para Valter Azevedo Pereira, Chefe do Departamento de Educação Física, a Vila Olímpica vai proporcionar aos alunos dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem um aprendizado tanto na graduação como na pós-graduação com atividades voltadas às atividades esportivas o que representa uma grande melhoria no ensino.

“Os atletas estarão mais interessados e teremos mais condições para treino e jogos” adianta Valter Azevedo, salientando que a Vila Olímpica situa a UFPB em posição privilegiada entre as universidades da Paraíba.

Valter explicou que todos os espaços oferecidos na Vila Olímpica estão dentro das normas oficiais. A pista de atletismo com 400 metros, salto em distância e arremesso de peso serão disponibilizadas aos atletas e população para a prática de atividades físicas.

Por outro lado, o Técnico em Educação Física, Pedro de Almeida Pereira afirmou que a Vila Olímpica vai servir como sala de aula para atividades de extensão e de laboratório. “A Vila Olímpica fomenta a aula e a pesquisa e a realização de grandes eventos esportivos”.

Mais informações pelo telefone 3216-7030.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo