Voluntariado é tema do livro de professor de Administração da UFPB

Já está no mercado o livro “Motivação de Voluntários: Teoria e Prática” do professor do Departamento de Administração da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Carlos Eduardo Cavalcante. O livro foi publicado pela editora Appris.

O objetivo maior deste livro é tornar conhecidos os motivos que conduzem os indivíduos a essa doação de tempo e conhecimento a trabalhos voluntários, por meio de um questionário que poderá ser utilizado pelos leitores. O livro serve como leitura para todos os estudiosos da área e gestores de ONGs, pois, conhecendo melhor as motivações desses voluntários, é possível gerenciar um de seus maiores problemas: a rotatividade. Para os voluntários, contribuirá também com o autoconhecimento sobre sua escolha em voluntariar-se.

Segundo dados da Organização das Nações Unidos (ONU), existem mais de um bilhão de voluntários no planeta. Essas pessoas realizam uma vasta gama de atividades, em nível individual, local, nacional e até mundial, física ou virtualmente, de modo eventual ou permanente. Essas atividades têm em comum o benefício da sociedade e não têm como motivação principal recompensas financeiras.

Carlos Eduardo Cavalcante também é professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPB. É graduado, mestre e doutor em Administração. Realizou doutorado-sanduíche na University of North Carolina at Charlotte (UNCC). É líder do Grupo de Estudos do Terceiro Setor, grupo certificado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui diversas publicações na área da motivação do trabalhador voluntário e do terceiro setor. Tem como interesses de estudos Gestão de Pessoas e Terceiro Setor.

Mais sobre o autor no sítio: www.carloseduardocavalcante.vai.la; correio eletrônico:   cavalcanteeduardo@gmail.com.

Para adquirir o livro acesse a página:

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria