Workshop debate modelos organizacionais de universidades federais na UFPB

Para subsidiar as discussões sobre o processo de elaboração de um novo Estatuto para a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a instituição recebeu, na manhã de 18 de julho, no auditório da reitoria, representantes de três instituições federais de ensino superior de diferentes regiões do País.

Os palestrantes do workshop “Modelos Organizacionais das Universidades: o que precisamos saber”, organizado pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), foram recepcionados pela reitora da UFPB, Margareth Diniz, e relataram ao público sobre experiências de gestão, estrutura e funcionamento de suas respectivas organizações.

O evento foi aberto por Camilo Farias, vice-reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que explicou como ficou organizada a universidade, nascida do desmembramento da UFPB, em 2002. A Universidade Federal do Pará (UFPA) foi representada pela pró-reitora de planejamento e desenvolvimento institucional, Raquel Trindade Borges, que abordou os avanços de uma organização com 61 anos de existência e os desafios de atendimento a uma população universitária superior a 61 mil pessoas, distribuída em 12 campi.

O secretário-geral da Universidade Federal do ABC (UFABC), Daniel Pansarelli, destacou a estrutura singular da organização, criada em 2006, e de seu projeto pedagógico inovador. Por fim, a pró-reitora de graduação da UFPB, Ariane Sá, falou sobre a história e estrutura da nossa instituição.

No encerramento, os presentes puderam debater com os convidados acerca das contribuições ao processo estatuinte.

ACS | Rita Ferreira