Workshop Internacional reuniu pesquisadores para discutir resistência antimicrobiana

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoveu o workshop Aplicação de métodos genômicos avançados na prevenção da resistência antimicrobiana na interface animal-homem-ambiente, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, no hotel Nord Luxxor Cabo Branco, em João Pessoa. Na abertura, o pró-reitor de pesquisa Isac Medeiros deu boas-vindas aos participantes em nome da reitoria da universidade.

O evento marcou o encerramento de um projeto de cooperação vinculado ao Global Innovation Initiative Program (GII), financiado pelo Departamento de Estado Norte-Americano, que envolveu pesquisadores e doutorandos, de diversas formações e nacionalidades, em torno do tema da Resistência Antimicrobiana. Nos dois anos de duração do projeto, foram realizadas diversas atividades e encontros nas instituições parceiras: Ohio State University (EUA), University of Nottingham (Reino Unido) e UFPB.

De acordo com o coordenador do projeto no Brasil, o professor Celso Oliveira, do Departamento de Zootecnia do CCA/UFPB, o aumento da resistência a drogas antimicrobianas é um problema de escala global e representa hoje 70% das doenças infecciosas em humanos. O cenário agrava-se ante a mobilidade crescente de pessoas e alimentos entre diferentes regiões. Daí a importância de desenvolver parcerias internacionais para o enfrentamento do problema, com o investimento na formação de cientistas e no desenvolvimento de pesquisas de maior qualidade para o tratamento de doenças infecciosas.

Pela UFPB, além de Celso Oliveira, integraram a iniciativa de cooperação os docentes Lauro Santos (DCF/CCS), Oliveiro Caetano (DCV/CCA), Evandro Leite (DCN/CCS), Rita Queiroga (DCN/CCS) e Patrícia Givisiez (DZ, CCA).

Renovação da parceria

A Ohio State University tem interesse na consolidação e fortalecimento da parceria com a UFPB, no âmbito da plataforma Global One Health, associada ao GII Program. Com essa perspectiva, uma reunião entre representantes das duas universidades, realizada em 20 de outubro, tratou dos termos de um convênio amplo para estudantes de graduação e pós-graduação. A ideia é fomentar a criação de oportunidades de pesquisa, de capacitação técnica e de mobilidade internacional para pesquisadores de diversas áreas.

O encontro ocorreu na sala de reuniões da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), no campus I da UFPB, com abertura pela vice-reitora Bernardina Freire. Participaram Celso Oliveira, Lauro Santos, Isac Medeiros, o diretor do CCS João Euclides Braga, o assessor para assuntos internacionais José Antônio Rodrigues da Silva e o tradutor-intérprete Caio Martino. Pela Ohio State University, compareceram Shu-Hua Wang, a gerente de negócios e programas Emia Oppenheim, a gerente brasileira de relações acadêmicas Jane K. Aparecido e o diretor do programa Wondwossen Gebreyes.

Os próximos passos são a análise da minuta pela UFPB e a assinatura do convênio.

__

Na foto, da esquerda para a direita, Gebreyes, Emia, Jane, Shu-Hua, Lauro, Isac, Celso, Martino e José Antônio.

ACS | Rita Ferreira