Workshop vai discutir monitoramento da qualidade do ar

ImprimirImprimir

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promove, no próximo dia 7 de dezembro, o I workshop Qualidade do Ar. O evento tem o objetivo de debater sobre a temática por meio de palestras, mesa redonda e webconferências proferidas por especialistas de diferentes regiões do país.

 

O tema está entre os mais importantes na atualidade. O monitoramento de poluentes atmosféricos em grandes centros urbanos é condição básica para o estabelecimento de políticas públicas para a qualidade de vida da população, em especial no âmbito da Saúde. Estudos recentes demonstram a associação entre a exposição a poluentes atmosféricos e efeitos nocivos para a saúde humana mesmo quando os níveis médios destes poluentes não são tão altos. Ações de gestão são necessárias para mitigar os impactos na poluição do ar e na saúde.

 

O workshop será realizado das 8h00 às 17h30, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), no campus I UFPB. As inscrições são gratuitas e estão abertas na página https://www.doity.com.br/wqa/. A organização pede que os participantes contribuam com um quilo de alimento não perecível. A arrecadação será destinada ao Hospital Napoleão Laureano, localizado em João Pessoa.

 

O evento é organizado pelo Instituto UFPB de Desenvolvimento da Paraíba (Idep), pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Prac), pelo Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR) e pelo Laboratório de Combustíveis e Materiais (Lacom).

 

A comissão organizadora do Programa de Qualidade do Ar UFPB é integrada´pelas professoras Nataly Albuquerque, Márcia Helena Pontieri, Liana Filgueira Albuquerque e Márcia Aparecida Cezar. Os estudantes envolvidos no projeto são Ana Mayara Andriola Medeiros (Engenharia Ambiental), Arthur Félix Medeiros (Tecnologia Sucroalcooleira), Cybelle Crystinne do Prado Marinho (Tecnologia Sucroalcooleira), Filipe Bezerra da Costa (Engenharia Ambiental), Hanam Sarmiento Carneiro (Medicina), Ivanildo Jacinto Júnior (Tecnologia Sucroalcooleira), Joana Angélica Franco Oliveira (Engenharia Química), Maryana Rosendo Viera Santiago (Contabilidade), Rhafael Cainã Santos de Melo (Engenharia Química) e Yasmim Cristina Leiros Meira (Engenharia Ambiental).

Fonte: 
ACS | Rita Ferreira
Compartilhar: