XV FEPAC reúne duas mil vozes durante cinco noites

Prossegue nesta quinta-feira (16), na Sala de Concertos Radegundis Feitosa, localizada no Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA), na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o “XV Festival Paraibano de Coros FEPAC”. A Edição deste ano homenageia o professor Carlos Rieiro que em 2003 abriu as portas para que o maestro e coordenador do Fepac, Eduardo Nóbrega pudesse levar adiante um projeto que difundisse o canto coral no Estado.

O evento começou nesta terça-feira (14) e se estende até sábado (18), a partir das 18h. São 52 grupos representando os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Sergipe, Distrito Federal, além de um representante de Córdoba (Argentina). Já a Paraíba está sendo representada com corais das cidades de João Pessoa, Picuí, Nova Floresta, Boa Vista e Sapé.

Para comemorar os seus 15 anos de atividades, o XV FEPAC vai ajudar o Projeto Natal sem Fome. “Portanto todos podem participar dessa campanha levando para o teatro um quilo de alimento não perecível”, disse o coordenador do festival, o maestro Eduardo Nóbrega.

PROGRAMAÇÂO DESTA QUINTA-FEIRA (16):

Musical Infantil ‘TRAVESSURA’ sob a regência do maestro Carlos Anísio

01-Coral Art’Encanto – João Pessoa – PB / Maestro: Jean Fidelis
02- Coral Jovem da UNIMED – João Pessoa – PB / Maestrina: Socorro Estrela
03- Coral Feminino Vozes Passageiras – João Pessoa – PB / Maestro: Daniel Berg
04- Coral H. U. Em Canto – Londrina – PR / Maestro: Edvaldo Sousa
05- Coral Nova Voz – João Pessoa - PB / Maestro: Hélio Nunes
06- Coral Vox Marias – Brasília - DF / Maestro: Eduardo Dias Carvalho
07- Coral APCEF – João Pessoa – PB / Maestro: Tom K
08- CoretFal – Maceió – AL / Maestrina: Maria de Fátima Meneses
09- Coral Evangélico de Brasília / Maestros: Emílio De César e Rita Conte
10- Grupo Voz Ativa – João Pessoa – PB / Maestro: Luiz Carlos Otávio

Histórico Do Festival Paraibano De Coros - FEPAC

O Festival Paraibano de Coros (FEPAC), evento de caráter nacional, foi criado em 25 de setembro de 2003 após conversa informal entre Carlos Rieiro (então diretor da Orquestra Sinfônica da Paraíba - OSPB) e o maestro Eduardo Nóbrega (professor do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba) sobre a importância de difundir a arte do Canto Coral no estado.

O festival está em sua 15ª edição e já se transformou em um dos encontros mais importantes do país. Ao longo da sua trajetória, o FEPAC recebeu inúmeros participantes de praticamente todo território Nacional.

O FEPAC, além das apresentações oficiais, realiza também diversas apresentações paralelas em escolas, instituições, entidades, repartições públicas e em outras cidades da Paraíba. O festival também proporciona oficinas de regência e preparação vocal ministradas por renomados professores, a exemplo de Padre Pedro (RN); Eduardo Lakschevitz (RJ); Eduardo Fernandes (SP); Gisele Cruz (SP) e Kenia Muraoka (SP).

Agência de Notícias da UFPB - Com Assessoria