Helder Oliveira recebe Prêmio Nacional de Composição

A obra para quarteto de cordas foi selecionada no Prêmio FUNARTE de Composição Clássica e será executada na Bienal de Música Contemporânea

O compositor potiguar Helder Oliveira, mestrando em Composição na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), teve uma obra para quarteto de cordas selecionada no Prêmio FUNARTE de Composição Clássica / 2012. O resultado, divulgado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE, no dia 29 de outubro de 2012, indica as obras contempladas que serão executadas na XX Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a ser realizada pela Funarte em outubro de 2013.

As Bienais, realizadas desde 1975, são consideradas pela comunidade ligada à música erudita como o mais importante evento do país nesta área.  Para a XX Bienal, foram selecionadas 33 composições inéditas para diversas formações instrumentais e vocais, selecionadas a partir de 535 peças de 378 compositores. As premiações variam de R$ 8 mil a R$ 30 mil. Além dos compositores contemplados no Prêmio, outros 40 receberam encomendas de obras inéditas, incluindo o orientador de mestrado de Helder Oliveira, o compositor cearense Liduino Pitombeira.

Helder, licenciado em Música, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi professor substituto de Análise e Percepção Musical da mesma instituição e, atualmente, além de cursar o Mestrado em Composição na Universidade Federal da Paraíba é aluno do Curso Técnico em Piano da UFRN. Estudou composição com Danilo Guanais (UFRN), Manoel Nascimento (Conservatório Pernambucano de Música e Instituto Waldemar de Almeida, em Natal) e Análise Musical com Marcos Varela (UFRN).

Informações para contato: heldcomposer@gmail.com– (84) 9400-8210.PPGM/UFPB e (83) 3216-7005 do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB (PPGM

e (83) 3216-7005 do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB (PPGM

Agência de Notícias da UFPB - Com Informações do PPGM