DOU traz nomeação de Margareth Diniz como nova Reitora da UFPB

Foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8), ato assinado pela presidenta Dilma Rousseff nomeando reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a professora Margareth Diniz. A professora Margareth agradeceu, por meio de Nota, a presidenta Dilma e a comunidade universitária e afirmou que sua nomeação é um ato que combina democracia e justiça.

O Diário Oficial da União publicou, nesta quinta-feira (8), ato assinado pela presidenta Dilma Rousseff nomeando reitora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) a professora Margareth Diniz.

O mandato da nova reitora será de quatro anos. Ela vai substituir ao atual reitor, o professor Rômulo Polari.  Margareth submeteu-se a dois turnos de eleições na disputa pela Reitoria da UFPB e venceu em ambas as ocasiões.

Imediatamente após receber a confirmação, a reitora eleita da UFPB, Margareth Diniz publicou uma nota de agradecimento à comunidade universitária da Universidade Federal da Paraíba, pelo apoio dado durante a sua campanha, como também à Presidenta Dilma Rousseff.

Eis a nota:

“Agradeço publicamente à Comunidade Universitária da UFPB pelo apoio dado durante a nossa campanha e que foi expresso de maneira incontestável nas urnas. Agradeço também pelo apoio nessa longa e difícil trajetória desde a nossa vitória até o ato de nomeação, assinado ontem e publicado hoje (08/11) no Diário Oficial da União.

Agradeço em especial à Presidenta Dilma Rousseff pelo ato de nomeação para o cargo de Reitora da UFPB. Trata-se de um ato que combina democracia e justiça, próprio de alguém que lutou contra a ditadura e manteve-se fiel aos seus princípios e, hoje, na Presidência da República, dá continuidade e inova em relação ao grande trabalho iniciado pelo Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente no que diz respeito a esse grande programa que é o Reuni, que coloca a universidade brasileira hoje em um novo patamar.

Depois de uma longa e árdua caminhada, a Comunidade Universitária da UFPB pode, enfim, respirar aliviada por ver que sua vontade foi respeitada. Mas do que isso, que o Estado de Direito, o respeito ao direito do cidadão de ser tratado com equidade diante de uma instituição pública capturada por um grupo que nem de longe representava suas aspirações, especialmente as de autonomia, ficaram assegurados. Tornar a UFPB uma universidade democrática, transparente, participativa e impessoal será um dos nossos maiores desafios.

Como professora, pesquisadora e mulher – a primeira mulher a assumir a Reitoria da UFPB, – espero manter-me à altura dessa confiança e dessa imensa responsabilidade que temos pela frente. Os desafios são imensos, mas a minha vontade e capacidade de trabalho para superá-los também é, e para transformarmos a UFPB numa Universidade MAIS e MELHOR.

Margareth Diniz

Reitora eleita e nomeada da UFPB”

Agência de Notícias da UFPB