Polari preside última reunião do Conselho Universitário

Apresentou  um relatório de encerramento do reitorado e de transmissão de gestão ao novo reitorado que contém números, dados e conquistas

Na manhã desta quinta-feira (8), o professor Rômulo Polari presidiu como reitor a sua última participação na reunião do Conselho Universitário na sala dos Órgãos Deliberativos Superiores (SODS) no prédio da Reitoria. Durante o encontro, o Reitor se despediu dos conselheiros, agradeceu todo o apoio e ajuda durante o seu mandato e pediu a continuidade do processo de expansão para a próxima reitora.

O Reitor preparou de forma sucinta um relatório de encerramento do reitorado 2008-2012 e de transmissão de gestão ao novo reitorado que contém números, dados e conquistas dos últimos oito anos. “A UFPB passou por um vigoroso processo de expansão e desenvolvimento de grande porte de suas atividades acadêmicas, com expressiva melhoria de qualidade”, relatou Polari.

Segundo o Reitor, o atual processo de expansão e desenvolvimento da UFPB é, sem nenhuma dúvida, a sua mais importante e revolucionária singularidade histórica. Pelos resultados alcançados, no período de 2007 a este ano de 2012, a Universidade mais do que duplicou.

Para o Reitor a UFPB sempre se distinguiu como uma das mais progressistas universidades do Brasil. Entre as principais Universidades Federais do Nordeste (UFPE, UFPB, UFBA, UFCE e UFRN) foi a que mais se expandiu e se desenvolveu quantitativa e qualitativamente, nos últimos oito anos.

“No cenário paraibano, nenhuma outra instituição pública ou privada cresceu e se desenvolveu tanto, nesse período. Isto é resultado do trabalho profícuo e da competência, vontade, ousadia, enfim ações consequentes de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos e gestores”, comentou Polari

O Reitor afirmou que neste ano a UFPB está concluindo a execução dos seus programas e plano de desenvolvimento institucional aprovados pelo seu Conselho Superior (CONSUNI)  e pelo MEC, para o período 2008-2012. “Este fato se consubstanciou concepção e implementação de dois grandes projetos: implantação do Campus IV (Litoral Norte), nas cidades de Mamanguape e Rio Tinto; REUNI/UFPB – Expansão, Reestruturação Acadêmica  infraestruturados dos Campi I, II, III e V, em João Pessoa, Santa Rita, Areia e Bananeiras” relatou o professor Polari.

Sobre os números, Polari afirmou que o ensino de graduação presencial da instituição, que funcionava com 50 cursos, passou para 113 em 2012. No ensino à distância, a UFPB não contava com nenhuma de graduação, até ano de 2007, no ano de 2012 passou a ter 7 cursos em pleno funcionamento.

Com relação o número de alunos de graduação matriculados na UFPB a instituição passou de 23.644 em 2007 para 40.035 em 2012 com um aumento de 94% no período 2004-2012. No ensino a distância, a Universidade chegou ao ano de 2012 com sete cursos de graduação atuando nos estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco e Bahia, com 6.017 alunos matriculados em 27 cidades.

“O número de vagas ofertadas nos processos de ingresso de novos alunos no ensino da graduação cresceu de 181% no período 2004-2012, ao passar de 3.617 para 10.175 em 2012, incluindo-se ai 1.750 de educação a distancia”, finalizou o Reitor.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo