Consuni aprova Núcleo de Produção em Comunicação e Artes

O Núcleo, ligado ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes, vai abrigar a TV UFPB, inaugurada no canal aberto - UHF 43 – nesta sexta-feira (9)

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) aprovou, por vinte votos favoráveis, três contrários e cinco abstenções , em reunião realizada nesta  quinta feira (8), a criação do Núcleo de Produção em Comunicação e Artes (NPCA) . A proposta foi encaminhada ao Conselho pelo Centro de Comunicação Turismo e Artes (CCTA).

Com a decisão do Consuni, o Núcleo de Produção em Comunicação e Artes vai abrigar  a TV UFPB, Agência de Notícias e a Rádio Universitária que antes pertenciam ao Pólo Multimídia ligados a Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

“A criação do Núcleo de Produção em Comunicação e Artes (NPCA) pelo Conselho Universitário nos enche de alegria. Trata-se de importante ferramenta para a formação de nossos alunos dos cursos de Rádio e TV, Jornalismo, Cinema, Música, Artes Visuais e Artes Cênicas”, disse o Diretor do CCTA, David Fernandes, acrescentando que são áreas que têm conexão forte com o ato de produzir, informação, comunicação e entretenimento.

Segundo o professor David Fernandes, o NPCA também é importante para a consolidação das atividades de ensino pesquisa e extensão de diversos outros setores.

O Centro de Comunicação, Turismo e Artes da UFPB está situado em uma área física que compreende um conjunto de sete prédios compostos por salas de aula, laboratórios, centros acadêmicos e blocos administrativos. O Centro possui atualmente cinco departamentos assim distribuídos: Artes Cênicas, Artes Visuais, Comunicação e Turismo, Educação Musical e de Música. Em seus 12 cursos de graduação e dois de pós-graduação existem 1.796 alunos matriculados, 135 docentes e 45 servidores técnico-administrativos.

Inauguração da TV UFPB em canal aberto

O novo prédio da TV-UFPB, da Universidade Federal da Paraíba, foi inaugurado às 10 horas desta sexta-feira (9), no campus I sediado em João Pessoa. No turno da noite, na Requinte Recepções, haverá a solenidade de lançamento da programação local da emissora.

Em caráter experimental, a TV-UFPB já está retransmitindo a programação da TV-Brasil, através do Canal 43 aberto, analógico, mas nesta sexta-feira inaugura a transmissão oficial.

Segundo explicações da Diretora do Pólo Multimídia da UFPB, Sandra Moura, o Conselho Universitário (Consuni) criou o Núcleo de Produção, Comunicação e Artes, que passou a ser vinculado ao Centro de Comunicação, Turismo e Artes.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo e Wellington Farias