Simpósio Recursos Hídricos tem apoio institucional da UFPB

Essa décima primeira edição é organizada por docentes de Engenharia Civil e ocorre no período de 27 a 30 deste mês, no Hotel Tambaú, em João Pessoa

Com o apoio institucional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e organização dos professores do curso de Engenharia Civil, oferecido pelo Centro de Tecnologia (CT), João Pessoa sediará no período de 27 a 30 deste mês o XI Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste, no Hotel Tambaú, orla marítima da cidade. Na ocasião, haverá o registro das comemorações de 60 anos de criação da Escola de Engenharia da UFPB, com o surgimento de seu primeiro curso (Engenharia Civil), conforme ata datada de 11 de dezembro de 1952.

O tema central do Simpósio é ‘Mudanças Climáticas e Prevenção de Riscos Hidrometeorológicos’, numa promoção da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRH) - Regional da Paraíba em parceria com universidades públicas e privadas, órgãos de governo e empresas diversas.

A escolha do tema considerou, segundo o portal www.abrh.org.br/xisrhn/, “a sua relevância frente aos últimos eventos ocorridos em alguns estados do Nordeste e também em outras regiões no Brasil”. A ideia é “discutir ainda os diversos aspectos e as evidências científicas sobre o impacto das atividades humanas no clima do planeta, e as medidas preventivas mais adequadas a serem adotadas”.

O programa do evento inclui assuntos como ‘Gestão de recursos hídricos: instrumentos e práticas’, ‘Climatologia e Hidrologia do semiárido’, ‘Variabilidades, mudanças climáticas globais e seus impactos nos recursos hídricos’, ‘Gestão adaptativa dos recursos hídricos’, ‘Meteorologia e recursos hídricos’, ‘Governança das águas e integração das políticas públicas’, ‘Fenômenos naturais - análise de risco e vulnerabilidade’, ‘Limnologia, qualidade ambiental e proteção dos meios hídricos’, ‘Saneamento ambiental e qualidade da água’, ‘Eco hidráulica e transporte de sedimentos’, ‘Modelos computacionais aplicados a Hidrologia e Hidráulica’, ‘Gestão integrada de rios urbanos’, ‘Drenagem urbana’, ‘Hidrogeologia’, ‘Segurança de obras hidráulicas’ e ‘Uso eficiente da água’.

Mais informações sobre inscrições e programação no site www.abrh.org.br/xisrhn/.

Agência de Notícias da UFPB - Ascom CT, com dados do portal da ABRH