Professor lança livro sobre história sociocultural do Brasil

Roteiro épico de Marcos Barros, do Departamento de Arquitetura da UFPB – Campus I, será lançado dia 14 de dezembro, na sede sociocultural da Adufpb

O registro em poesia épica de momentos históricos que definiram e marcaram a formação do povo brasileiro, desde o século XVI até os dias atuais. Assim pode ser resumido o livro “De Pindorama a Brasil”, do professor Marcos Barros, do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa. A quarta obra da carreira literária de Barros, desta feita pela editora Sal da Terra, será lançada dia 14 de dezembro, às 20h, na sede sociocultural da Adufpb, na praia do Cabo Branco, na Capital.

De acordo com o professor Marcos Barros, “De Pindorama a Brasil”, que é prefaciado por José Elias Borges, professor do Departamento de Letras da UFPB, procura enfocar as lutas populares como determinantes para as mudanças e conquistas sociais mais significativas da história do Brasil. “A arte deve desenvolver a consciência crítica dos homens para a melhoria da sociedade”, revela. O livro traz ainda, na orelha, texto do antropólogo Carlos Alberto Azevedo.

Marcos Barros foi, durante 20 anos, professor da área de Expressão e Representação Gráfica do Departamento de Arquitetura, vinculado ao Centro de Tecnologia da UFPB. Ele também é autor do livro “Espiragráfico no Ensino do Desenho Técnico”, publicado pela Editora Universitária da UFPB (EDU) e “Vislumbre”, lançado pela editora Sal da Terra.

Agência de Notícias da UFPB - Costa Filho