Pró-Reitoria inscreve para Programa de Apoio ao Deficiente

Os candidatos matriculados no campus de João Pessoa devem se inscrever diretamente na Prape até 30 deste mês, das 8h ao meio-dia e das 14 às 17h

A Pró-Reitoria de Assistência e Promoção ao Estudante (Prape), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), abriu nesta terça-feira (27) inscrições para o Programa de Apoio ao Aluno com Deficiência. De acordo com o edital, podem se inscrever estudantes apoiadores para acompanhar colegas com deficiência nas aulas do segundo semestre de 2012.

O programa será desenvolvido por meio da seleção de estudantes apoiadores que assumirão atividades junto aos alunos com deficiência, respeitando-se as peculiaridades e necessidades de cada área de deficiência: físico-motora, auditiva e visual.

Os candidatos matriculados no campus I devem se inscrever diretamente na Prape até o dia 30 de novembro, das 8 ao meio-dia e das 14 às 17 horas, devendo levar cópias de RG, CPF, Histórico Escolar atualizado, comprovante de endereço, currículo atualizado, cartão bancário e declaração e que tem a disponibilidade de horários para se envolver na atividade de no mínimo 20 horas.

Ainda conforme o edital, os alunos assistidos devem estar regularmente matriculados nos cursos de graduação, na mobilidade presencial da UFPB, campi de João Pessoa, Litoral Norte, Bananeiras e Areia, e terem solicitado à Prape, comprovando a sua deficiência.

Será função do aluno apoiador realizar o acompanhamento nas aulas e demais atividades acadêmicas diretamente ligadas ao curso, tendo em vista o acesso, participação e aprendizagem do aluno apoiado. O mesmo deverá ao final do semestre letivo apresentar relatório das atividades realizadas.

O aluno apoiador é responsável direto pela locomoção do aluno apoiando no campus, acesso aos ambientes, facilitação na participação em atividades, solicitação de materiais, recursos e suporte técnico e tecnológico junto aos setores da UFPB, compatíveis com as necessidades do aluno apoiado.

Contato pelo telefone (83) 3216-7827.

Agência de Notícias da UFPB - Wellington Farias