UFPB oferece 53 vagas para Residência Médica

As inscrições para o processo seletivo 2013 estão oferecendo vagas em 13 especialidades para egressos dos cursos de Medicina reconhecidos pelo Mec

Até o dia 19 de dezembro, o Programa de Residência Médica, promovido pelo Centro de Ciências Médicas/Hospital Universitário Lauro Wanderley (CCM/HULW) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), recebe inscrições em seu processo seletivo para o ano de 2013. São oferecidas 53 vagas em 13 especialidades para egressos dos cursos de Medicina reconhecidos pelo Ministério da Educação.

De acordo com o Edital do Centro de Ciências Médicas/Hospital Universitário os candidatos podem se habilitar nas seguintes especialidades: Clínica Médica; Cirurgia Geral; Pediatria; Obstetrícia e Ginecologia; Infectologia; Anestesiologia; Oftalmologia; Psiquiatria; Gastroenterologia; Dermatologia; Endocrinologia; Medicina Intensiva e Medicina de Família e Comunidade.

As inscrições estão sendo realizadas, exclusivamente, pelo endereço eletrônico www.ccm.ufpb.br. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 300,00 (trezentos reais) na conta nº 51.029-7 Agência 1618-7  do Banco do Brasil, FUNAPE/UFPB/Residência que, uma vez paga, não haverá devolução em caso de desistência.

Ainda de acordo com o Edital, toda a documentação exigida deverá ser enviada à secretaria da Comissão de Residência Médica (COREME), junto com o formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado e o comprovante de pagamento, Via Sedex, para o seguinte endereço: Hospital Universitário Lauro Wanderley – Comissão de Residência Médica, 1º Andar, Salas 101/103, João Pessoa – PB, CEP 58051-970.

O início do processo seletivo está marcado para o dia 26 de janeiro de 2013 e será realizado em locais a serem previamente divulgados no endereço eletrônico www.ccm.ufpb.br. As provas para o Programa de Acesso Direto serão com 100 questões de múltipla escolha com peso nove e o Coeficiente de Rendimento Escolar com o peso um; para o Programa que se exige Pré-Requisito a prova será de múltipla escolha com 50 questões com peso nove e Coeficiente de Rendimento Escolar com peso um. O edital completo pode ser conferido no endereço  www.ccm.ufpb.br.

O início do curso está previsto para 1º de março de 2013, com duração de dois anos para algumas especialidades e três para outras, e será desenvolvido inicialmente com uma reunião obrigatória com o candidato a ser realizada no Auditório do Hospital Universitário ou no Centro de Ciências Médicas.

As atividades práticas ocorrerão no Hospital Universitário Lauro Wanderley, Unidades Básicas de Saúde, Centros de Atenção Psicossocial, Centros de Atenção Integral à Saúde, Hospital Municipal Valentina, Complexo Hospitalar Mangabeira  Governador Tarcísio Burity, Centro de Práticas Integrativas e Instituo Cândida Vargas e mantém convênio com o Hospital Santa Isabel, Hospital Edson Ramalho, Hospital Arlinda Marques e Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, para treinamento de urgências e emergências.

O resultado será publicado até o dia 15 de fevereiro na Secretaria da Comissão de Residência Médica ou no endereço www.ccm.ufpb.br. Outras informações e esclarecimentos pelo telefone (83) 3216-7027.

Agência de Notícias da UFPB - Marcos Figueiredo